Senador Nelsinho Trad conquista aprovação do Senado Federal para criar o Dia da Criança Traqueostomizada
28/10/2021
19:20
ASSECOM
CMS
©DIVULGAÇÃO
Com apoio da Frente Parlamentar de Medicina, o parlamentar médico sul-mato-grossense defendeu a necessidade de se conscientizar mais sobre os cuidados com os pequenos que têm esse tipo de procedimento cirúrgico
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou o relatório do Projeto de Lei, de número 5.514/2019, de autoria do deputado Doutor Zacharias Calil, que propõe o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada em 18 de fevereiro. Os senadores aprovaram a proposta em votação simbólica e segue para sanção presidencial.
De acordo com o senador Nelsinho Trad, a traqueostomia (TQT) em crianças é um procedimento cirúrgico delicado, em que a parede anterior da traqueia é aberta e, consequentemente, sua exposição ao meio externo. A TQT é uma alternativa à respiração para quando o paciente não consegue realizá-la pelas vias aéreas e indicada quando há acúmulo de secreção traqueal, inativação da musculatura respiratória ou para promover uma via aérea estável em pacientes com intubação traqueal prolongada. "Agora na pandemia, o procedimento se tornou comum entre internados nas UTIs, mas no caso de uma criança, a chance de morte é duas vezes maior”, disse.
A traqueostomia pode ser realizada em crianças de qualquer faixa etária, inclusive em lactantes menores de um ano. O aumento da traqueostomia nessa faixa etária está relacionado à maior sobrevida de recém-nascidos prematuros e daqueles que requerem ventilação prolongada. Em relação aos cuidados e suas consequências, precisam de padronização. Por esse motivo, a justificativa para a data de conscientização sobre o assunto. “Também gera um trauma fora do normal e nós precisamos ter uma data para levar à consciência da população do que representa isso, para que essas crianças não possam ser marginalizadas e afastadas do seio da sociedade. Deve-se, sim, incluí-las da forma mais natural possível," defendeu o senador Nelsinho Trad.
A escolha da data, 18 de fevereiro, refere-se à definição do Primeiro Consenso e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas, em 2017, pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Célvico-Facial e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Esse consenso estipulou recomendações nacionais sobre os cuidados e condutas diante das crianças traqueostomizadas.
**
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, amplia protagonismo político em defesa do agro de MS
Leia Mais
Com proposta de Paulo Corrêa, condutores poderão quitar IPVA atrasado no ato da fiscalização
Leia Mais
Colisão frontal entre caminhão e carro de passeio deixa dois mortos na BR-262
Leia Mais
Famasul destaca pesquisa e gestão como pilares do agro durante o Showtec 2025
Municípios