|
Prefeito Rogério Rosalin participa do Prêmio Prefeito Empreendedor em Brasília |
O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, esteve em Brasília para concorrer ao título nacional de Prefeito Empreendedor. A nona edição do evento, realizado anualmente pelo Sebrae, aconteceu nesta terça-feira (10), às 18h, na sede da instituição na capital brasileira. Com o projeto “Produzir Mais”, o prefeito já havia vencido a categoria “Pequenos Negócios do Campo” na etapa estadual da premiação, seguindo para fase nacional na noite de ontem.
Com quase dois mil inscritos para participar da premiação, foram selecionados pelo Sebrae apenas 140 projetos para etapa final, dos quais apenas 12 levaram o prêmio final em Brasília. A prefeitura de Figueirão concorreu com outros 22 municípios e embora não tenha levado o prêmio, o fato de estar entre os melhores do Brasil já é um indicativo de que o “Produzir Mais” está no caminho certo, como afirmou o agrônomo, Fernando Barbosa. ‘Estar numa final de um prêmio tão importante como este é de grande relevância. O projeto Produzir Mais é novo, ainda estamos implantando e fazendo várias adaptações, mas, para nós, saber que está dando certo é muito gratificante. Iremos amadurecer esse projeto para o próximo ano e temos certeza de que ainda vamos colher muitos frutos com ele”, comentou.
|
Divulgação |
Para o prefeito Rogério Rosalin, estar entre os finalistas da premiação é uma grata surpresa que só foi possível graças ao esforço de uma equipe que não mede esforços em prol do desenvolvimento de Figueirão. “Nunca imaginei que poderia chegar aqui! Quando se dedica e tem uma equipe que consegue fazer a leitura do que pretendemos, fica fácil tirar as ideias da cabeça e os projetos do papel e coloca-los em pratica. Se hoje a feira do produtor é sucesso em Figueirão, esse projeto tem uma parcela desse sucesso. Tivemos o privilégio de estar entre os finalistas do prêmio do Sebrae prefeito empreendedor em Brasília, concorremos entre os 12 melhores projetos do Brasil. Não conseguimos desta vez o prêmio nacional mas quero aqui agradecer a toda equipe em especial ao agrônomo Fernando Barbosa que se dedicou ao máximo a esse projeto”, agradeceu.
Produzir Mais
O projeto “Produzir Mais” foi implantado em novembro de 2015 e tem beneficiado diversos produtores rurais do município.
Os pequenos produtores da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust) estão entre os beneficiados. Atualmente, a comunidade produz 120 mil litros de leite por mês.
Entre diversos outros benefícios, o Produzir Mais também cadastrou propriedades rurais produtoras de frutas e hortaliças orgânicas, estimulando maior produção das mesmas.
Para Fernando Barbosa, o projeto tem revolucionado o município de Figueirão: “Não podemos deixar de destacar que nós tentamos desenvolver vários segmentos dentro deste projeto. Criamos a feira do produtor, incentivamos que o homem permaneça no campo e que a população do município compre do pequeno produtor, fomentando a produção local. Hoje, 50% da merenda escolar vem dos pequenos produtores do município” frisou.
Potencializar a produtividade do município, estimular a produção e comércio local, aumentar a renda das famílias que tiram seu sustento do campo e reduzir o êxodo rural também são objetivos do Produzir Mais.
|
Divulgação |
Fonte: Costa Rica News
Por: Anelize Delgado