SAÚDE / VACINAÇÃO INFANTIL
Campanha de multivacinação é lançada em MS com foco em crianças e adolescentes
Ação segue até 31 de outubro e busca atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos em todo o Estado
07/10/2025
09:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Unidades básicas de saúde de Mato Grosso do Sul estarão com salas de vacina abertas para atendimento durante a campanha de multivacinação
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação 2025, que tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa segue até 31 de outubro, com o Dia D de mobilização programado para o dia 18.
A campanha faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal no país e conta com incentivo financeiro previsto na Portaria GM/MS nº 6.715/2025. Os recursos são destinados ao reforço das ações de imunização nos estados e municípios.
Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o objetivo é garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso às vacinas do Calendário Nacional. “A multivacinação é uma oportunidade para atualizar a caderneta e ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. É o momento de as famílias procurarem as unidades de saúde e garantirem que crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças que podem ser prevenidas com vacina”, destacou.
Durante a campanha, todas as unidades básicas de saúde estarão com as salas de vacina abertas. Além disso, os municípios poderão promover ações extramuros em locais de grande circulação, como escolas, praças, ginásios e com o uso de unidades móveis.
Estão disponíveis vacinas como BCG, Poliomielite, Tríplice Viral, DTP, HPV, Hepatites A e B, Pneumocócica, Meningocócica ACWY, entre outras. A vacinação é seletiva, voltada a crianças e adolescentes com doses em atraso ou esquemas incompletos.
A campanha também atua no combate à hesitação vacinal, com ações de mobilização social para reforçar a importância da imunização como medida de proteção coletiva.
Em 2024, Mato Grosso do Sul esteve entre os estados com os melhores indicadores de vacinação. Agora, com 45 dias de intensificação das ações, a meta é alcançar ainda mais crianças e adolescentes.
“O Estado mantém seu compromisso de liderar pelo exemplo, com uma rede estruturada, equipes capacitadas e vigilância ativa. Nosso desafio é manter as altas coberturas e alcançar quem ainda não completou o esquema vacinal”, reforçou Frederico Moraes.
Serviço
Período da campanha: 6 a 31 de outubro de 2025
Dia D: 18 de outubro
Público-alvo: Crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias
Recomendações: Levar a caderneta de vacinação para verificação das doses pendentes
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Médicos denunciam falta de medicamentos e insumos em UPAs de Campo Grande
Leia Mais
SUS recebe primeiro lote de medicamento que reduz em até 50% a mortalidade por câncer de mama HER2+
Leia Mais
UEMS abre inscrições para Vestibular 2026 com 871 vagas
Leia Mais
Puberdade precoce cresce no mundo e preocupa especialistas
Municípios