SAÚDE REPRODUTIVA EM BONITO
Hospital de Bonito é habilitado a realizar vasectomia pelo SUS
Unidade passa a ser referência municipal no procedimento de esterilização masculina
15/09/2025
09:35
REDAÇÃO
Procedimento cirúrgico é rápido, com recuperação simples e ofertado gratuitamente pelo SUS em Bonito.
O Hospital Darci João Bigaton, localizado em Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande, foi habilitado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para realizar cirurgias de vasectomia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta segunda-feira, 15 de setembro.
A autorização consta na Resolução nº 860, de 25 de agosto de 2025, homologada após a 388ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no dia 22 de agosto. Com isso, o hospital passa a ser referência municipal no serviço de contracepção cirúrgica destinada a homens.
A medida amplia o acesso da população masculina a métodos de planejamento familiar em Bonito e região, contribuindo para a oferta de serviços de saúde reprodutiva no município.
Procedimento simples
A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina. Durante a cirurgia, os ductos deferentes — responsáveis por transportar os espermatozoides — são cortados ou ligados, impedindo sua presença no sêmen ejaculado.
O procedimento é considerado simples, realizado com anestesia local e duração de 15 a 20 minutos. A cirurgia não interfere na produção de hormônios nem na função sexual do paciente.
A esterilização só é confirmada após a realização de um espermograma, exame laboratorial que verifica a ausência de espermatozoides no sêmen. Esse resultado geralmente ocorre entre 60 e 90 dias após o procedimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios