Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Semadesc reforça potencial do norte de MS para agro, indústria e turismo

Em reunião do COINTA em Coxim, secretário Jaime Verruck defende valorização da região e destaca que parte do território é apta a receber investimentos sustentáveis

26/08/2025

11:00

REDAÇÃO

Secretário Jaime Verruck e secretários-executivos com prefeitos do COINTA durante reunião estratégica em Coxim (Foto: Semadesc)

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou nesta segunda-feira (25), em Coxim, da reunião do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), onde apresentou estratégias para potencializar o crescimento da região norte de Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário, a região já possui produção agropecuária consolidada, mas ainda conta com grande margem para expansão sustentável, o que pode atrair novos investimentos nos setores agrícola, pecuário, industrial e turístico.

“Estamos apresentando aos prefeitos um levantamento sobre a conversão de áreas para agricultura, que pode se tornar um grande atrativo. Ao mesmo tempo, não podemos perder a pecuária como eixo essencial de desenvolvimento, sobretudo com o fortalecimento do confinamento e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)”, destacou Verruck.

Mais agro e mais indústria

Durante o encontro com os 14 prefeitos integrantes do consórcio além do prefeito de Chapadão do Sul, convidado o secretário também apontou os principais vetores estratégicos que devem impulsionar a economia da região: indústria de transformação, diversificação produtiva e a meta de tornar Mato Grosso do Sul Carbono Neutro até 2030.

Segundo Verruck, é necessário apresentar o potencial da região para investidores, focando na sustentabilidade, disponibilidade hídrica e infraestrutura já existente, como a BR-163 e os aeroportos regionais.

“Muitas vezes os empreendedores pensam que não podem investir porque Coxim está no Pantanal, mas, na prática, apenas parte do município está sob restrição. A região tem disponibilidade de água, terras e grandes propriedades, portanto um forte potencial agrícola”, explicou o secretário.

Turismo e governança fortalecida

O turismo também entrou na pauta como vetor estratégico de desenvolvimento, com destaque para o potencial da pesca esportiva, tradicional em Coxim, além da necessidade de reposicionar o norte de MS no mapa do turismo estadual, hoje mais concentrado em Bonito e Corumbá.

“É preciso aproveitar esses diferenciais para atrair visitantes e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou.

Outros pontos discutidos na reunião foram:

  • Fortalecimento institucional do consórcio

  • Criação da Câmara Técnica de Desenvolvimento Regional

  • Descentralização do licenciamento ambiental

  • Ações de adaptação às mudanças climáticas

  • Apoio para atração de indústrias mesmo em áreas com restrições legais

  • Participação ativa dos prefeitos nas negociações com investidores

  • Secretário Jaime Verruck e secretários-executivos Rogério Beretta e Esaú Aguiar com os prefeitos que integram o Cointa.

Consórcio como voz unificada

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, anfitrião da reunião, reforçou que o norte do Estado deve ser reconhecido como um território de oportunidades, com geração de emprego, renda e preservação ambiental. Já o presidente do COINTA e prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery, pediu apoio institucional do Governo para fortalecer o consórcio como espaço legítimo de governança regional.

“A diversidade territorial reforça a importância da organização em consórcio, o que fortalece a representatividade e amplia a capacidade de atração de investimentos”, finalizou Verruck.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: