DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Semadesc reforça potencial do norte de MS para agro, indústria e turismo
Em reunião do COINTA em Coxim, secretário Jaime Verruck defende valorização da região e destaca que parte do território é apta a receber investimentos sustentáveis
26/08/2025
11:00
REDAÇÃO
Secretário Jaime Verruck e secretários-executivos com prefeitos do COINTA durante reunião estratégica em Coxim (Foto: Semadesc)
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou nesta segunda-feira (25), em Coxim, da reunião do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), onde apresentou estratégias para potencializar o crescimento da região norte de Mato Grosso do Sul.
Segundo o secretário, a região já possui produção agropecuária consolidada, mas ainda conta com grande margem para expansão sustentável, o que pode atrair novos investimentos nos setores agrícola, pecuário, industrial e turístico.
“Estamos apresentando aos prefeitos um levantamento sobre a conversão de áreas para agricultura, que pode se tornar um grande atrativo. Ao mesmo tempo, não podemos perder a pecuária como eixo essencial de desenvolvimento, sobretudo com o fortalecimento do confinamento e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)”, destacou Verruck.
Durante o encontro com os 14 prefeitos integrantes do consórcio além do prefeito de Chapadão do Sul, convidado o secretário também apontou os principais vetores estratégicos que devem impulsionar a economia da região: indústria de transformação, diversificação produtiva e a meta de tornar Mato Grosso do Sul Carbono Neutro até 2030.
Segundo Verruck, é necessário apresentar o potencial da região para investidores, focando na sustentabilidade, disponibilidade hídrica e infraestrutura já existente, como a BR-163 e os aeroportos regionais.
“Muitas vezes os empreendedores pensam que não podem investir porque Coxim está no Pantanal, mas, na prática, apenas parte do município está sob restrição. A região tem disponibilidade de água, terras e grandes propriedades, portanto um forte potencial agrícola”, explicou o secretário.
O turismo também entrou na pauta como vetor estratégico de desenvolvimento, com destaque para o potencial da pesca esportiva, tradicional em Coxim, além da necessidade de reposicionar o norte de MS no mapa do turismo estadual, hoje mais concentrado em Bonito e Corumbá.
“É preciso aproveitar esses diferenciais para atrair visitantes e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou.
Outros pontos discutidos na reunião foram:
Fortalecimento institucional do consórcio
Criação da Câmara Técnica de Desenvolvimento Regional
Descentralização do licenciamento ambiental
Ações de adaptação às mudanças climáticas
Apoio para atração de indústrias mesmo em áreas com restrições legais
Participação ativa dos prefeitos nas negociações com investidores
Secretário Jaime Verruck e secretários-executivos Rogério Beretta e Esaú Aguiar com os prefeitos que integram o Cointa.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, anfitrião da reunião, reforçou que o norte do Estado deve ser reconhecido como um território de oportunidades, com geração de emprego, renda e preservação ambiental. Já o presidente do COINTA e prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery, pediu apoio institucional do Governo para fortalecer o consórcio como espaço legítimo de governança regional.
“A diversidade territorial reforça a importância da organização em consórcio, o que fortalece a representatividade e amplia a capacidade de atração de investimentos”, finalizou Verruck.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saneamento avança e programas socioambientais beneficiam mais de 400 mil pessoas
Leia Mais
126 anos de Campo Grande: a cidade que inspira a arte de Cleir
Leia Mais
Governo seleciona 501 médicos especialistas para atendimento no interior do país e em regiões onde faltam profissionais
Leia Mais
Polícia prende autor de ameaças a Felca que vendia material infantil
Municípios