INTEGRAÇÃO ENTRE REGIÕES DE FRONTEIRA
Câmara de Ponta Porã cumpre missão oficial na fronteira com o Uruguai
Comitiva visita Santana do Livramento e Rivera para trocar experiências sobre desenvolvimento regional e conhecer modelo de aeroporto binacional
26/08/2025
08:45
REDAÇÃO
Missão oficial da Câmara de Ponta Porã visita Santana do Livramento e Rivera para fortalecer integração entre cidades de fronteira. (Foto: Anahí Volpini)
A Câmara Municipal de Ponta Porã cumpre, nesta semana, uma agenda oficial de trabalho na fronteira do Brasil com o Uruguai, com foco na troca de experiências entre regiões fronteiriças e na visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera, referência para o modelo que será implementado no Aeroporto Internacional de Ponta Porã.
A comitiva é formada pelo presidente da Casa, vereador Agnaldo Pereira Lima, pelo vereador Reinaldo Jalasca e por servidores dos departamentos técnicos do Legislativo. A agenda teve início na segunda-feira (25), com reunião na Câmara Municipal de Santana do Livramento (RS), onde foram recepcionados pelo presidente local, vereador Felipe Torres.
Durante o encontro, foi assinado um termo de cooperação para o intercâmbio de boas práticas entre os parlamentos das duas cidades. Também foi apresentado o Parlim (Parlamento Internacional Municipal), iniciativa que reúne os legislativos de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, promovendo maior integração institucional entre os municípios da fronteira Brasil–Paraguai.
Um dos pontos centrais da missão foi a visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera, que opera com jurisdição compartilhada entre Brasil e Uruguai. O modelo é o mesmo que está em fase de implementação no aeroporto de Ponta Porã, e a visita serviu para conhecer detalhes da gestão, operação e protocolo de funcionamento dessa estrutura.
Na terça-feira (26), os representantes de Ponta Porã visitaram a Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento (ACIL) para conhecer a legislação e as práticas relacionadas à instalação de free shops em cidades de fronteira. Também percorreram o comércio binacional, dialogaram com lideranças locais e compartilharam ações de sucesso da fronteira com Pedro Juan Caballero.
A missão incluiu ainda a participação em uma Audiência Pública da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), com foco na “Saúde nas Regiões de Fronteira”. O debate discutiu soluções conjuntas para o atendimento médico nas áreas binacionais e destacou experiências de cooperação internacional.
O encerramento da missão está previsto para quarta-feira (27), com uma reunião de avaliação e sistematização das propostas discutidas, com o objetivo de aplicar, em Ponta Porã, os modelos e práticas bem-sucedidas observadas na fronteira sul-brasileira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios