INTEGRAÇÃO ENTRE REGIÕES DE FRONTEIRA
Câmara de Ponta Porã cumpre missão oficial na fronteira com o Uruguai
Comitiva visita Santana do Livramento e Rivera para trocar experiências sobre desenvolvimento regional e conhecer modelo de aeroporto binacional
26/08/2025
08:45
REDAÇÃO
Missão oficial da Câmara de Ponta Porã visita Santana do Livramento e Rivera para fortalecer integração entre cidades de fronteira. (Foto: Anahí Volpini)
A Câmara Municipal de Ponta Porã cumpre, nesta semana, uma agenda oficial de trabalho na fronteira do Brasil com o Uruguai, com foco na troca de experiências entre regiões fronteiriças e na visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera, referência para o modelo que será implementado no Aeroporto Internacional de Ponta Porã.
A comitiva é formada pelo presidente da Casa, vereador Agnaldo Pereira Lima, pelo vereador Reinaldo Jalasca e por servidores dos departamentos técnicos do Legislativo. A agenda teve início na segunda-feira (25), com reunião na Câmara Municipal de Santana do Livramento (RS), onde foram recepcionados pelo presidente local, vereador Felipe Torres.
Durante o encontro, foi assinado um termo de cooperação para o intercâmbio de boas práticas entre os parlamentos das duas cidades. Também foi apresentado o Parlim (Parlamento Internacional Municipal), iniciativa que reúne os legislativos de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, promovendo maior integração institucional entre os municípios da fronteira Brasil–Paraguai.
Um dos pontos centrais da missão foi a visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera, que opera com jurisdição compartilhada entre Brasil e Uruguai. O modelo é o mesmo que está em fase de implementação no aeroporto de Ponta Porã, e a visita serviu para conhecer detalhes da gestão, operação e protocolo de funcionamento dessa estrutura.
Na terça-feira (26), os representantes de Ponta Porã visitaram a Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento (ACIL) para conhecer a legislação e as práticas relacionadas à instalação de free shops em cidades de fronteira. Também percorreram o comércio binacional, dialogaram com lideranças locais e compartilharam ações de sucesso da fronteira com Pedro Juan Caballero.
A missão incluiu ainda a participação em uma Audiência Pública da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), com foco na “Saúde nas Regiões de Fronteira”. O debate discutiu soluções conjuntas para o atendimento médico nas áreas binacionais e destacou experiências de cooperação internacional.
O encerramento da missão está previsto para quarta-feira (27), com uma reunião de avaliação e sistematização das propostas discutidas, com o objetivo de aplicar, em Ponta Porã, os modelos e práticas bem-sucedidas observadas na fronteira sul-brasileira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saneamento avança e programas socioambientais beneficiam mais de 400 mil pessoas
Leia Mais
126 anos de Campo Grande: a cidade que inspira a arte de Cleir
Leia Mais
Semadesc reforça potencial do norte de MS para agro, indústria e turismo
Leia Mais
Governo seleciona 501 médicos especialistas para atendimento no interior do país e em regiões onde faltam profissionais
Municípios