FRENTE FRIA EM MS
Geada e frio intenso marcam o fim de semana em Mato Grosso do Sul
Temperaturas podem chegar a 0°C em municípios do sul do Estado; Campo Grande terá mínima de 5°C e ventos de até 60 km/h
08/08/2025
06:30
REDAÇÃO
Frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e derruba as temperaturas em diversas regiões do Estado, com risco de geada no sul. @Maria Goreti/Arquivo
A chegada de uma frente fria sobre Mato Grosso do Sul promete mudar drasticamente o clima neste fim de semana. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo permanece instável nesta sexta-feira (9), com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas, principalmente na metade norte do Estado.
Na capital, Campo Grande, os termômetros devem variar entre 12°C e 20°C, com ventos fortes que podem chegar a 60 km/h. O dia já começou com chuvas leves em bairros das regiões central e oeste.
Temperaturas despencam no sul do Estado
Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as temperaturas ficam ainda mais baixas, variando entre 8°C e 20°C. Já no Pantanal e no sudoeste, a mínima prevista é de 11°C, com máxima de 22°C. As regiões norte, leste e bolsão terão clima mais ameno, com máximas que podem chegar a 29°C.
A partir de sábado (10), o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o Estado. Porém, com a atuação de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica — típico do chamado "pós-frontal" —, o frio se intensifica ainda mais.
As temperaturas mínimas podem despencar para entre 3°C e 5°C em boa parte do sul do Estado, com possibilidade de chegar a 0°C em pontos isolados, o que aumenta o risco de geada.
Campo Grande também sentirá os efeitos do frio
Na capital, a mínima prevista para o fim de semana é de 5°C, com máxima de 22°C. Os ventos persistentes do sul devem continuar soprando, com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, o que intensifica a sensação de frio.
Alerta para geada no sul de MS
Devido à previsão de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, existe alto risco de geada, especialmente em municípios localizados no extremo sul do Estado, como Ponta Porã, Amambai e Sete Quedas.
A orientação das autoridades é que a população se prepare para o frio intenso, especialmente idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de produtores rurais, que devem tomar medidas para proteger lavouras e animais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Leia Mais
Estado supera meta da OMS em aleitamento materno exclusivo e reforça importância do apoio coletivo às mães
Municípios