MS NO PÓDIO INTERNACIONAL
Foto da Lagoa Misteriosa conquista 2º lugar em prêmio mundial de fotografia de cavernas
Imagem subaquática feita em Jardim (MS) encanta júri internacional e entra para exposição oficial do Congresso de Espeleologia
07/08/2025
09:29
REDAÇÃO
Foto “Um salto no azul”, de Ruver Bandeira, registrada na Lagoa Misteriosa, rendeu 2º lugar em premiação mundial e mostra mergulhador em águas cristalinas (Foto: Ruver Bandeira)
A beleza natural do Mato Grosso do Sul acaba de ser reconhecida mais uma vez no cenário internacional. A fotografia “Um salto no azul”, feita na Lagoa Misteriosa, localizada em Jardim (MS), conquistou o 2º lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest, uma das mais prestigiadas competições mundiais voltadas à fotografia de cavernas.
O anúncio foi feito durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia, realizado em julho deste ano em Belo Horizonte (MG). Além da premiação, a imagem também foi selecionada para integrar a exposição oficial do evento, ganhando destaque entre fotos de cavernas do mundo inteiro.
O autor do registro é o fotógrafo subaquático Ruver Bandeira, que capturou a imagem em 2020. A foto mostra o mergulhador Iago Bernardo em um cenário impressionante: as águas azuladas e cristalinas da Lagoa Misteriosa, que revelam formações geológicas submersas raras, com incrível visibilidade e profundidade.
Esta não é a primeira vez que a Lagoa Misteriosa e o trabalho de Ruver Bandeira ganham destaque. Em 2022, sua foto “O Portal”, também registrada no local, foi escolhida como a melhor imagem geral do Campeonato Brasileiro de Fotos Subaquáticas, promovido pela ABISUB (Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas).
A Lagoa Misteriosa está localizada dentro de uma dolina com mais de 75 metros de profundidade, cercada por vegetação nativa e protegida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O atrativo, que integra o Grupo Rio da Prata, oferece experiências de flutuação e mergulho com cilindro, com visibilidade impressionante, sendo exemplo de turismo responsável e sustentável.
Além da experiência visual única, a Lagoa possui a certificação internacional Climate Positive, comprovando que a área conserva mais carbono do que emite – uma contribuição efetiva à conservação ambiental e ao combate às mudanças climáticas.
A conquista reforça o potencial turístico e natural de Mato Grosso do Sul, e coloca novamente o estado entre os grandes destaques da fotografia de natureza no mundo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fabiano Menotti revela emagrecimento de 52 kg e destaca mudança de hábitos
Leia Mais
Nova fábrica de celulose impulsiona vendas e receita da Suzano no segundo trimestre
Leia Mais
Com mais de 16 anos de vínculos, Casa da Saúde é referência em tratamento contínuo para pacientes crônicos em MS
Leia Mais
Arauco Brasil recebe Selo Ouro do Prograama Brasileiro GHG Protocol
Municípios