PONTA PORÃ / TECNOLOGIA NO LEGISLATIVO
Câmara de Ponta Porã implanta sistema de votação eletrônica e se torna a 2ª do MS a adotar a tecnologia
Novo sistema digital foi estreado nesta terça-feira (5) e promete mais agilidade, transparência e controle social durante as votações em plenário
06/08/2025
07:00
ASSECOM
REDAÇÃO
Votação é feita de forma individual em tablet instalado na mesa de cada vereador
A Câmara Municipal de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, inaugurou oficialmente o sistema de votação eletrônica durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5). Com isso, o município se torna a segunda Casa de Leis no Mato Grosso do Sul a implementar esse tipo de tecnologia no plenário.
“É um avanço significativo e somos um dos pioneiros. A segunda Casa de Leis no Mato Grosso do Sul a implantar o sistema eletrônico de votação”, declarou o presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima, momentos antes da primeira votação com a nova ferramenta.
O sistema foi ativado com a retomada das sessões ordinárias, marcando a abertura do segundo período legislativo do mandato atual. A partir de agora, cada parlamentar conta com um dispositivo eletrônico exclusivo instalado em sua mesa, através do qual registra seu voto diretamente, com segurança, agilidade e clareza.
Painel eletrônico exibe em tempo real o voto de cada parlamentar e o resultado final da votação
Durante o grande expediente, diversos vereadores utilizaram a Tribuna para destacar a melhoria na qualidade dos trabalhos legislativos, bem como o impacto positivo na agilidade das votações.
Mesmo ainda passando por ajustes e adaptações, o sistema já demonstra a eficiência esperada e permite que o voto de cada vereador seja exibido em tempo real em um painel digital visível no plenário, reforçando os princípios de publicidade e controle social.
Agnaldo Pereira Lima ressaltou o compromisso da Casa com a transparência das ações parlamentares, afirmando que a iniciativa fortalece a relação entre os representantes e a população:
“Nossa gestão tem sido aberta ao diálogo, priorizando o debate em alto nível, de forma mais ampla e subjetiva republicana e, sobretudo, baseada na democracia — sempre respeitando a divergência de ideias e ideologias.”
Ele também enfatizou o compromisso da Câmara com o desenvolvimento do município:
“Aqui na Câmara, estamos trabalhando para fazer de Ponta Porã a melhor cidade para se viver no Mato Grosso do Sul. E não me canso de dizer isso”, concluiu o presidente, dirigindo-se ao prefeito Eduardo Campos, que participou da sessão e apresentou sua mensagem ao Legislativo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha Fogo Zero entra oficialmente para o calendário de MS
Leia Mais
Concurso "O Quilo é Nosso" chega à segunda fase em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Associação de Moradores de Ponta Porã é declarada de Utilidade Pública
Leia Mais
Dia Internacional do Idoso reforça importância da valorização da pessoa idosa
Municípios