PONTA PORÃ / TECNOLOGIA NO LEGISLATIVO
Câmara de Ponta Porã implanta sistema de votação eletrônica e se torna a 2ª do MS a adotar a tecnologia
Novo sistema digital foi estreado nesta terça-feira (5) e promete mais agilidade, transparência e controle social durante as votações em plenário
06/08/2025
07:00
ASSECOM
REDAÇÃO
Votação é feita de forma individual em tablet instalado na mesa de cada vereador
A Câmara Municipal de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, inaugurou oficialmente o sistema de votação eletrônica durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5). Com isso, o município se torna a segunda Casa de Leis no Mato Grosso do Sul a implementar esse tipo de tecnologia no plenário.
“É um avanço significativo e somos um dos pioneiros. A segunda Casa de Leis no Mato Grosso do Sul a implantar o sistema eletrônico de votação”, declarou o presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima, momentos antes da primeira votação com a nova ferramenta.
O sistema foi ativado com a retomada das sessões ordinárias, marcando a abertura do segundo período legislativo do mandato atual. A partir de agora, cada parlamentar conta com um dispositivo eletrônico exclusivo instalado em sua mesa, através do qual registra seu voto diretamente, com segurança, agilidade e clareza.
Painel eletrônico exibe em tempo real o voto de cada parlamentar e o resultado final da votação
Durante o grande expediente, diversos vereadores utilizaram a Tribuna para destacar a melhoria na qualidade dos trabalhos legislativos, bem como o impacto positivo na agilidade das votações.
Mesmo ainda passando por ajustes e adaptações, o sistema já demonstra a eficiência esperada e permite que o voto de cada vereador seja exibido em tempo real em um painel digital visível no plenário, reforçando os princípios de publicidade e controle social.
Agnaldo Pereira Lima ressaltou o compromisso da Casa com a transparência das ações parlamentares, afirmando que a iniciativa fortalece a relação entre os representantes e a população:
“Nossa gestão tem sido aberta ao diálogo, priorizando o debate em alto nível, de forma mais ampla e subjetiva republicana e, sobretudo, baseada na democracia — sempre respeitando a divergência de ideias e ideologias.”
Ele também enfatizou o compromisso da Câmara com o desenvolvimento do município:
“Aqui na Câmara, estamos trabalhando para fazer de Ponta Porã a melhor cidade para se viver no Mato Grosso do Sul. E não me canso de dizer isso”, concluiu o presidente, dirigindo-se ao prefeito Eduardo Campos, que participou da sessão e apresentou sua mensagem ao Legislativo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS avança na redução de carbono com ações e incentivos aos produtores rurais
Leia Mais
Vem aí Ruraltur MS: Sebrae realiza maior feira de turismo rural do Estado
Leia Mais
MS cria grupo técnico para reformar Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande
Leia Mais
Saúde amplia horário noturno em unidades de Nova Alvorada do Sul, Brasilândia e Bandeirantes
Municípios