MUDANÇA DE CLIMA
Calor e tempo seco dão lugar à frente fria com ventos e pancadas de chuva em MS
Fim de semana começa quente e ensolarado, mas chegada de frente fria neste sábado à noite deve mudar o cenário no Estado
02/08/2025
06:30
REDAÇÃO
Céu limpo e altas temperaturas predominam até a noite de sábado, quando uma frente fria começa a mudar o tempo no Estado @Maria Goreti
O início do fim de semana em Mato Grosso do Sul é marcado por tempo firme, céu aberto, calor e baixa umidade do ar. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado.
Esse sistema favorece dias ensolarados com variação de nebulosidade, mas também contribui para a queda na umidade relativa do ar, que deve variar entre 15% e 35%, índices considerados de atenção. Por isso, a recomendação é reforçar a hidratação, umidificar os ambientes e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.
As temperaturas seguem elevadas neste sábado (2). Em Campo Grande, os termômetros variam entre 16°C e 33°C. Já nas regiões sul e Cone-Sul do Estado, as mínimas ficam entre 11°C e 19°C, com máximas que podem chegar a 32°C. No Pantanal, o calor é ainda mais intenso, com máximas superiores a 35°C.
No entanto, o tempo começa a mudar entre a tarde e a noite de hoje. A chegada de uma frente fria trará aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas nas regiões sul, sudeste e sudoeste.
A virada no tempo se intensifica no domingo (3) e na segunda-feira (4), quando a frente fria se combina com a umidade e o calor pré-existente. O resultado será a ocorrência de chuvas mais intensas e até tempestades localizadas em diversas regiões do Estado.
As áreas sul e sudoeste devem ser as mais atingidas, com acumulados acima de 30 milímetros em 24 horas. Além das chuvas, a frente fria provocará queda nas temperaturas, especialmente nas manhãs. As mínimas previstas são de 14°C no sul do Estado e de até 16°C em Campo Grande.
Outro destaque da mudança no tempo será a intensificação dos ventos. As rajadas podem superar os 60 km/h, começando do quadrante norte e mudando para o sul com o avanço da frente fria no início da próxima semana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
Leia Mais
Agosto começa fervendo com shows, cinema, teatro e festas tradicionais em MS
Leia Mais
Lula reafirma disposição ao diálogo com os EUA após fala de Trump
Leia Mais
Fluminense e Grêmio se enfrentam neste sábado no Maracanã pela 17ª rodada do Brasileirão
Municípios