GESTÃO
Governo de MS reúne prefeitos em Dourados para fortalecer gestão municipal
Encontro do programa MS Ativo Municipalismo destaca escuta qualificada, capacitação técnica e troca de boas práticas para enfrentar desafios locais
10/07/2025
07:00
REDAÇÃO
Dourados sediou o 8º encontro regional do MS Ativo Municipalismo, com participação recorde de prefeitos e lideranças de 14 municípios do Estado. @Victor Arguelho/Vice-governadoria
O Governo de Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira (9), em Dourados, o 8º encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo, que visa fortalecer a gestão pública nos municípios por meio de capacitação técnica, escuta qualificada e construção conjunta de soluções. A iniciativa já passou por oito cidades estratégicas e segue com a proposta de promover um diálogo direto entre o governo estadual e os gestores municipais.
Sediado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o evento reuniu prefeitos e equipes técnicas de 14 municípios da região: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante, Vicentina e a anfitriã Dourados – segunda maior cidade do Estado.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o governador Eduardo Riedel e destacou que esta edição foi a que contou com a maior participação de prefeitos de todas as regiões. Ele também abordou temas sensíveis levantados pelos gestores, como a queda na arrecadação e as dificuldades no atendimento da saúde pública.
“Hoje, muitos aqui falaram sobre dificuldade e crise. Mas não há crise que chegue aos municípios que não passe pelos Estados. E é aí que entra a gestão, o planejamento e a importância da troca de experiência entre os entes da administração pública como estamos tendo neste governo”, afirmou Barbosinha.
Ele ressaltou ainda que o papel do Estado é apoiar os municípios na superação de obstáculos, com foco em serviços públicos de qualidade:
“Nosso desafio é preparar as prefeituras para que também possam fazer esse enfrentamento e, juntos, encontremos caminhos para levar à população a melhor saúde, educação e assistência social.”
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, também participou do encontro e reforçou o compromisso do governador Eduardo Riedel com a pauta municipalista. Segundo ele, até a próxima semana, será concluído um ciclo de reuniões individuais com os 79 prefeitos do Estado, realizado na Governadoria, em Campo Grande.
“Não conheço nenhum outro Estado onde o governo trate os municípios com tanto respeito. O governador cobra diariamente que todas as secretarias trabalhem para cada cidade, sem distinção de partido ou tamanho. Todos devem ser tratados com igualdade”, declarou Rocha.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anfitrião do evento, destacou a importância da iniciativa para dar voz às reais demandas locais:
“Apesar de ser o mais demandado, o município é o que recebe menos. É importante que o governador tenha entendido isso, porque é nos municípios que as coisas acontecem. As pessoas moram nas cidades. Por isso, esse encontro é fundamental para que o governo do Estado saiba as nossas dores e possa nos ajudar em busca de uma gestão cada vez mais eficiente.”
Ciclo 2025 e oficinas temáticas
O MS Ativo Municipalismo tem como foco apresentar o Ciclo 2025 do programa, com ações planejadas para os próximos anos em áreas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico. Além dos debates, o evento conta com oficinas temáticas que promovem a troca de experiências e a disseminação de boas práticas adotadas nos municípios.
Com encontros iniciados em maio, a ação já percorreu oito cidades-polo de Mato Grosso do Sul. O último encontro da agenda regional está previsto para o dia 15 de julho, em Corumbá.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL DE RATIFICAÇÃO DA FUNDAÇÃO
Leia Mais
TCE-MS fixa diretrizes sobre limites legais para aquisição de medicamentos no serviço público
Leia Mais
Tarifas de Trump abalam comércio com o Brasil e colocam exportações de MS em alerta
Leia Mais
Projeto amplia restrições a veículos elétricos no Parque dos Poderes para garantir segurança de frequentadores
Municípios