CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Presidente Papy discute com Associação Comercial demandas por segurança, empregos e melhorias para empreendedores
Encontro na Câmara debate reformulação do Prodes, necessidade de creches, segurança na região central e apoio a políticas de fomento ao setor produtivo em Campo Grande
25/06/2025
15:00
REDAÇÃO
Presidente da Câmara, vereador Papy, durante reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande para ouvir reivindicações do setor empresarial
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy, recebeu nesta quarta-feira (25) diretores da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) para debater ações que contribuam com o fortalecimento do setor empresarial da Capital.
Durante a reunião, foram discutidas propostas para melhorar a segurança pública, gerar empregos, estimular o empreendedorismo e aprimorar legislações como a do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social). Questões relacionadas à educação infantil, educação financeira e turismo também foram abordadas.
“Apresentamos os principais desafios enfrentados para empreender em Campo Grande. Trouxemos item a item e vamos construir essas soluções com o apoio da Câmara”, afirmou Renato Paniago, diretor da ACICG. Ele reforçou que o objetivo é criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, com o Legislativo atuando como parceiro institucional.
Segurança pública em pauta
Um dos temas centrais foi a preocupação com a segurança, tanto no Centro quanto nos bairros da cidade. Comerciantes relatam aumento de assaltos, problemas com moradores em situação de rua e vandalismo em estabelecimentos e espaços públicos.
“Combinamos de promover uma Audiência Pública para tratar da segurança dos comerciantes e da população em geral. É uma política pública do Executivo, mas a Câmara vai liderar esse debate com a sociedade e os órgãos responsáveis”, destacou o presidente Papy.
Reformulação do Prodes e apoio a quem já produz
Outro destaque foi a reformulação da Lei do Prodes, em andamento junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades). A proposta pretende modernizar o programa e dar mais segurança jurídica aos empreendedores.
“Estamos elaborando uma nova minuta, especialmente em relação à cláusula de reversão, para que o empreendedor não seja penalizado injustamente. Também vamos valorizar quem já está produzindo nos polos industriais”, explicou Papy.
Essa cláusula prevê a retomada de terrenos doados pelo poder público caso os termos do incentivo não sejam cumpridos pelas empresas.
Os diretores da Associação também destacaram a necessidade de mais Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) para atender à população trabalhadora, especialmente mulheres e mães solo. A falta de vagas em creches tem dificultado o acesso ao mercado de trabalho.
“É uma pauta social e econômica. Muitas mulheres deixam de trabalhar por não terem com quem deixar os filhos. Isso impacta diretamente a independência financeira das famílias”, destacou Paniago.
O grupo também defendeu políticas de educação financeira como estratégia para reduzir a inadimplência e estimular o consumo consciente.
Participantes
Além de Renato Paniago, participaram da reunião:
Omar Pedro Andrade Aukar – 1º vice-presidente da ACICG
Roberto Oshiro – 1º diretor-secretário
Ulisses Conceição Filho – superintendente da entidade
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro deixa prisão domiciliar e vai a hospital para exames médicos
Leia Mais
Moradores de São Gabriel do Oeste caminham pelas ruas contra violência doméstica
Leia Mais
MS ao Vivo traz Vanessa da Mata a Campo Grande neste domingo com abertura de Kalélo
Leia Mais
Com nova decisão do STJ, servidor público pode ter direito a mais dinheiro no 13º e nas férias
Municípios