SEBRAE/BATAGUASSU
Transformação de resíduos florestais em moda e geração de renda para costureiras é destaque em exposição no Bioparque Pantanal
Iniciativa é fruto de projeto realizado pela MS Florestal e Sebrae/MS, que já capacitou mais de 145 mulheres em Bataguassu
06/06/2025
10:20
ASSECOM
Representantes do Sebrae/MS, MS Florestal e Associação Ipê Rosa participaram da abertura da exposição ”Costura Sustentável”, no Bioparque Pantanal
No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi oficialmente aberta nessa quinta-feira (5) a exposição “Costura Sustentável”, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A mostra itinerante permanece disponível para visita até sábado (7) e evidencia como resíduos florestais podem ganhar uma nova vida, transformados em bolsas e acessórios de moda produzidos por costureiras de Bataguassu, na Costa Leste de Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, a exposição segue para Três Lagoas, onde ficará aberta ao público entre os dias 10 e 15 de junho, no Shopping Três Lagoas.
A exposição é fruto de um projeto desenvolvido em conjunto pela MS Florestal, em parceria com o programa Bracell Social, e o Sebrae/MS, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bataguassu. Por meio do trabalho, mulheres encaminhadas pela Assistência Social do município são capacitadas para o ofício da costura, gestão e design de produtos. Desde que foi criado em 2024, o projeto já impactou diretamente mais de 145 mulheres e resultou na formalização da Associação Ipê Rosa, composta atualmente por 25 costureiras.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, ressaltou a importância da ação para o fomento à inclusão produtiva
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas. “Entendemos o empreendedorismo como uma ferramenta de inclusão produtiva e transformação social. Nessa parceria com a MS Florestal, levamos capacitação para que as mulheres aprendam o ofício da costura e também possam empreender com mais segurança. É assim que mais famílias garantem o seu sustento com dignidade e contribuem para o desenvolvimento sustentável do Estado”, destacou.
Como ferramenta importante para trazer visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas mulheres e possibilitar o acesso a novos mercados, a exposição tem atraído grande interesse do público, que reconhece e valoriza iniciativas que aliam desenvolvimento social, economia circular e preservação ambiental.

Mulheres transformam resíduos da indústria, como EPI’s e bags de fertilizantes, em bolsas e acessórios de moda
“O Dia Mundial do Meio Ambiente é a data perfeita para lançar oficialmente esta exposição, que expressa nosso compromisso com a sustentabilidade e com o fortalecimento da economia circular. O projeto Costura Sustentável está transformando resíduos das nossas operações — como uniformes usados e bags de fertilizantes — em oportunidade de renda, empreendedorismo e protagonismo social para 25 mulheres de Bataguassu, que formaram a Associação Ipê Rosa”, destacou Bruno Madalena, gerente de Relações Institucionais da MS Florestal.

Costureiras capacitadas pelo projeto tiveram a oportunidade de apresentar ao público o trabalho que desenvolvem
Para as costureiras atendidas pelo projeto, a exposição representou um passo importante para mostrar à sociedade os produtos desenvolvidos por elas. Segundo Mirian Priscila Belo, presidente da Associação Ipê Rosa, o projeto foi fundamental para que elas pudessem construir um futuro melhor. “Estava em casa, sem perspectiva, quase entrando em depressão. Quando conheci o projeto, tudo mudou. Além de aprender a costurar, viemos a criar a associação para formalizar nosso trabalho e conquistar novos mercados. Hoje, é emocionante ver nossos produtos expostos e perceber o impacto positivo que geramos na vida de tantas mulheres”, enfatiza Mirian.
Mais informações sobre ações realizadas pelo Sebrae e instituições parceiras podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento pelo número 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Serviço:
Exposição Costura Sustentável
Bioparque Pantanal, Campo Grande (MS) — de 3 a 7 de junho
Shopping Três Lagoas (MS) — de 10 a 15 de junho
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios