INTERIOR
Três Lagoas é homenageada pelo TCE-MS por boas práticas voltadas à primeira infância
Município foi reconhecido por cumprir todas as metas do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) durante seminário estadual realizado em Campo Grande
04/06/2025
10:45
REDAÇÃO
Município foi reconhecido por cumprir todas as metas do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) durante seminário estadual realizado em Campo Grande @DIVULGAÇÃO
O município de Três Lagoas foi homenageado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) por seu compromisso com a garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos. O reconhecimento foi entregue durante o 3º Seminário sobre Primeira Infância e Planejamento Estratégico, realizado no dia 30 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
A comitiva da cidade foi liderada pelo prefeito Dr. Cassiano Maia, e contou com representantes do Comitê do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), vereadores e servidores públicos de diversas secretarias.
Pioneirismo e compromisso com a infância
Três Lagoas foi o segundo município do estado a aprovar, por lei, seu Plano Municipal pela Primeira Infância, que estabelece diretrizes e metas integradas entre diferentes secretarias, com foco no desenvolvimento integral da criança. O município também foi um dos poucos a cumprir todas as etapas de elaboração, implementação e monitoramento do plano, o que garantiu a homenagem.
“Tenho muito orgulho em ter feito parte da construção deste projeto. Foi a maior propositura do meu mandato como vereador e, agora como prefeito, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, destacou Dr. Cassiano Maia.
Evento marca avanços e celebra o Programa Estadual
O seminário também celebrou os dois anos do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, criado pela Resolução TCE-MS nº 185/2023, e contou com a presença do conselheiro Jerson Domingos, anfitrião da solenidade.
Estiveram presentes, representando o PMPI de Três Lagoas:
Vanessa Sêna, secretária executiva do plano
Marcus Bazé, vereador e representante do Legislativo
Evalda Reis, vereadora
Ana Cláudia Bazé e Geovana Corrêa, representantes das secretarias municipais e membros do Comitê Intersetorial
Sobre o PMPI de Três Lagoas
O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) é uma política pública intersetorial, baseada em metas concretas para áreas como saúde, educação, assistência social e infraestrutura, voltadas à infância. Em Três Lagoas, o Comitê Intersetorial foi instituído por decreto em 2022, e o plano foi apresentado à sociedade em audiência pública em junho de 2024.
A Lei Municipal do PMPI foi sancionada em agosto de 2024, e desde então, uma comissão de monitoramento acompanha sua execução por meio de um observatório dedicado às ações planejadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios