CLIMA
Frente fria avança e traz frio intenso, ventos fortes e chuvas para Mato Grosso do Sul
Frente fria avança pelo estado nesta quarta-feira (28) e provoca mudanças acentuadas no tempo, com previsão de chuva forte e queda de temperatura.
28/05/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
O avanço de uma frente fria promete transformar o tempo em todo o Mato Grosso do Sul ao longo desta quarta-feira (28). A previsão meteorológica indica chuvas de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento em diversas regiões do estado.
Segundo os institutos de meteorologia, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado, onde o sistema começa a atuar com maior intensidade.
Além das precipitações, o destaque da mudança climática será a queda brusca nas temperaturas, sobretudo na metade sul do estado. Está prevista a ocorrência do fenômeno conhecido como "mínima invertida", no qual as menores temperaturas do dia ocorrem durante a noite, devido à chegada do ar frio mais denso.
As mínimas devem variar entre 5°C e 8°C em cidades do sul, cone-sul e região de Grande Dourados, enquanto as máximas não devem passar dos 18°C a 20°C. Já no sudoeste e no Pantanal, os termômetros devem registrar mínimas entre 9°C e 13°C, com máximas entre 19°C e 24°C.
Nas regiões do Bolsão, leste e norte do estado, também haverá queda nas temperaturas, mas de forma mais amena, com mínimas entre 12°C e 16°C e máximas que podem chegar até 26°C. Em Campo Grande, a capital, os termômetros devem variar entre 9°C e 12°C nas mínimas, e entre 21°C e 23°C nas máximas.
Outro fator que deve chamar atenção são os ventos, que ganham força ao longo do dia. A previsão indica mudança na direção dos ventos, que passam de norte para sul, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h, podendo superar esses valores em pontos isolados.
A combinação de frente fria, umidade e calor acumulado favorece a formação de instabilidades no tempo. Por isso, autoridades meteorológicas orientam a população a se preparar para o frio repentino, redobrar os cuidados ao dirigir em dias chuvosos e evitar áreas com risco de queda de galhos ou estruturas soltas durante ventanias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios