INCLUSÃO/OAB
Congresso Autismo Sem Fronteira reúne mais de mil famílias em Campo Grande
26/05/2025
10:35
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO
Pela primeira vez realizado em Campo Grande, o Congresso Autismo Sem Fronteira reuniu mais de 1.000 famílias atípicas no último sábado (24), no Ondara Palace. O evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS), trouxe ao debate temas centrais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com enfoque em saúde, educação, direitos e inclusão social.
O congresso contou com a presença de renomados especialistas de diferentes regiões do país, promovendo uma troca de conhecimento essencial para familiares, profissionais da educação, saúde e do direito.
Um dos palestrantes mais esperados foi o Dr. Paulo Liberalesso, médico neurologista infantil, PhD em Neuropediatria e diretor científico do IEPSIS. Em sua palestra “Entendendo o Autismo”, ele reforçou o valor da informação baseada em evidências científicas.
“Conhecimento é poder. A formação adequada das famílias e o treinamento contínuo são pilares no acompanhamento do autismo. Nosso objetivo é justamente promover uma formação de qualidade, embasada na ciência”, destacou.
Famílias em busca de orientação e acolhimento
Entre os participantes, Katia Kuratone, de Dourados, compartilhou sua motivação para estar presente. Mãe de um adolescente com autismo nível 1, ela destacou a importância de eventos como este para acessar novas perspectivas sobre terapias e tratamentos.
“A gente vem buscar mais informações sobre medicamentos, sobre as terapias indicadas e como isso é feito fora do Brasil. Esses eventos trazem informações atualizadas e acessíveis”, afirmou.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, ressaltou que o congresso reforça o papel da entidade na promoção de direitos e inclusão.
“A OAB de MS tem uma comissão atuante nesse tema, levando debates sobre o autismo para todo o estado. Trazer autoridades nacionais para Campo Grande reforça nosso compromisso não só com a advocacia, mas com a cidadania sul-mato-grossense”, afirmou.
O evento também promoveu o fortalecimento da rede de apoio entre famílias atípicas, além de oferecer um espaço para escuta, empatia e construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente da Alems critica decisão judicial que suspendeu nomeação de Carlos Alberto Assis na AGEMS
Leia Mais
7 Burger confirma presença no 3º Festival do Hambúrguer em Campo Grande com lanche exclusivo
Leia Mais
Suzano oferece 20 vagas para inclusão de jovens na carreira de manutenção em Três Lagoas (MS)
Leia Mais
TRE-MS rejeita pedido de cassação da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Municípios