Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Maio de 2025

INCLUSÃO/OAB

Congresso Autismo Sem Fronteira reúne mais de mil famílias em Campo Grande

26/05/2025

10:35

REDAÇÃO

@DIVULGAÇÃO

Pela primeira vez realizado em Campo Grande, o Congresso Autismo Sem Fronteira reuniu mais de 1.000 famílias atípicas no último sábado (24), no Ondara Palace. O evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS), trouxe ao debate temas centrais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com enfoque em saúde, educação, direitos e inclusão social.

O congresso contou com a presença de renomados especialistas de diferentes regiões do país, promovendo uma troca de conhecimento essencial para familiares, profissionais da educação, saúde e do direito.

Um dos palestrantes mais esperados foi o Dr. Paulo Liberalesso, médico neurologista infantil, PhD em Neuropediatria e diretor científico do IEPSIS. Em sua palestra “Entendendo o Autismo”, ele reforçou o valor da informação baseada em evidências científicas.

“Conhecimento é poder. A formação adequada das famílias e o treinamento contínuo são pilares no acompanhamento do autismo. Nosso objetivo é justamente promover uma formação de qualidade, embasada na ciência”, destacou.

Famílias em busca de orientação e acolhimento

Entre os participantes, Katia Kuratone, de Dourados, compartilhou sua motivação para estar presente. Mãe de um adolescente com autismo nível 1, ela destacou a importância de eventos como este para acessar novas perspectivas sobre terapias e tratamentos.

“A gente vem buscar mais informações sobre medicamentos, sobre as terapias indicadas e como isso é feito fora do Brasil. Esses eventos trazem informações atualizadas e acessíveis”, afirmou.

O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, ressaltou que o congresso reforça o papel da entidade na promoção de direitos e inclusão.

“A OAB de MS tem uma comissão atuante nesse tema, levando debates sobre o autismo para todo o estado. Trazer autoridades nacionais para Campo Grande reforça nosso compromisso não só com a advocacia, mas com a cidadania sul-mato-grossense”, afirmou.

O evento também promoveu o fortalecimento da rede de apoio entre famílias atípicas, além de oferecer um espaço para escuta, empatia e construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: