CLIMA
Fim de semana será de sol e calor no MS, mas frente fria trará mudança drástica na próxima semana
23/05/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
Entre esta sexta-feira (23) e o domingo (25), o tempo permanece firme em todo o Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e poucas nuvens. A estabilidade é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o clima quente e seco em todas as regiões do Estado.
A presença do ar seco favorece uma elevada amplitude térmica — ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do dia. As manhãs seguem com temperaturas amenas, entre 15°C e 17°C, enquanto as tardes serão marcadas por calor intenso, especialmente nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira, onde as máximas devem atingir entre 31°C e 33°C.
Outro fator importante é a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 40%. Essa condição exige atenção à hidratação, além de cuidados com a saúde, sobretudo durante as horas mais quentes do dia.
Campo Grande: Mínimas entre 18°C e 20°C, com máximas de até 31°C. Ventos moderados, entre 30 e 50 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas.
Regiões sul, conesul e Grande Dourados: Mínimas de 15°C a 17°C e máximas entre 26°C e 30°C.
Regiões sudoeste e Pantanal: Mínimas entre 17°C e 22°C pela manhã, podendo alcançar até 33°C à tarde.
Bolsão, leste e norte do Estado: Mínimas variando entre 15°C e 19°C, com máximas de 29°C a 32°C.
Mudança drástica no tempo começa na segunda-feira
A partir de segunda-feira (27), o tempo muda de forma significativa com a chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul. O avanço desse sistema trará chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, além da possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento.
Logo após a chuva, uma massa de ar frio avançará sobre o Estado, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Entre os dias 29 de maio e 5 de junho, os termômetros podem registrar mínimas de até 5°C, e em alguns pontos do sul do Estado, valores abaixo de 4°C.
Há também previsão de geadas, com intensidade variando entre fraca e moderada, principalmente nas áreas mais frias da metade sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Daniel Júnior assume presidência da UCVMS e promete resgatar credibilidade da entidade
Leia Mais
Série sobre Caminho do Peabiru estreia em Campo Grande e propõe reescrever a história das Américas
Leia Mais
Comitê Ampliado do Programa da Primeira Infância apresenta balanço de ações e articula mobilização para evento no dia 30 de maio
Leia Mais
Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Municípios