Campo Grande (MS), Sábado, 10 de Maio de 2025

CAPITAL

Câmara de Campo Grande realiza audiência pública sobre combate à exploração sexual infantil nesta quarta (7)

07/05/2025

08:45

REDAÇÃO

@Divulgação

A Câmara Municipal de Campo Grande promove nesta quarta-feira, 7 de maio, a partir das 9 horas, uma Audiência Pública com o tema “Maio Laranja – Combate à Exploração Sexual Infantil”. A iniciativa foi proposta pelo vereador Herculano Borges, presidente da Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O objetivo do encontro é ampliar o debate sobre a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, além de estimular a denúncia de casos e fortalecer a rede de proteção à infância. A audiência acontece no Plenário Oliva Enciso e é aberta ao público, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 7.3) e no YouTube da Casa de Leis.

Além de Herculano Borges, a Comissão é composta pelos vereadores Clodoilson Pires (vice-presidente), Professor Juari, André Salineiro e Luiza Ribeiro. Estão confirmadas as presenças de representantes do Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Prefeitura, Governo do Estado, Polícia Militar, deputados estaduais e membros do Terceiro Setor.

Durante entrevista à TV Câmara, Herculano Borges destacou a importância da iniciativa:

“A prevenção acontece sempre, mas neste mês de maio fazemos um intensivão nas escolas, levando palestras na linguagem das crianças e adolescentes para que saibam seus direitos e se protejam. Prevenção é fundamental.”

O parlamentar também alertou que quase 70% dos casos de abuso infantil acontecem dentro de casa, e muitas vítimas não reconhecem a violência, especialmente quando praticada por familiares ou pessoas próximas.

Legislação e origem do Maio Laranja

O mês de combate à exploração sexual infantil é regulamentado pela Lei Estadual nº 5.118/2017, de autoria do próprio Herculano Borges, ainda em sua época como deputado estadual. A legislação inspirou outras iniciativas similares em vários estados do país.

No âmbito municipal, a Lei nº 6.032/2018, de autoria do vereador Epaminondas Neto (Papy), instituiu o Maio Laranja como mês oficial de prevenção e mobilização social em Campo Grande.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: