PARCERIA
Com o foco em pequenos negócios de MS, Sebrae e Adecoagro lançam projeto de encadeamento produtivo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui. Com o foco em pequenos negócios de MS, Sebrae e Adecoagro lançam projeto de encadeamento produtivo “Fornece+” oferece qualificação gratuita para empresários do Estado com potencial para tornarem-se fornecedores de grandes empresas
25/04/2025
11:00
Mariano De Santis, diretor de suprimentos da Adecoagro, ao lado do prefeito de Angélica, Edinho Cassuci, do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e do secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
O Sebrae/MS e a Adecoagro, uma das principais produtoras de energia renovável e alimentos da América do Sul, lançaram nessa quinta-feira (24) o projeto “Fornece+”, iniciativa voltada à qualificação de pequenos negócios de Mato Grosso do Sul, com foco no atendimento às demandas de grandes empresas. O lançamento foi realizado durante evento em Ivinhema e contou com uma Sessão de Negócios entre empresários locais e representantes da Adecoagro.
A ação foi realizada em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Segundo o titular da pasta e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, a iniciativa é estratégica para fomentar a economia local por meio do encadeamento produtivo.
“O MS tem atraído grandes empreendimentos e projeta um crescimento de 4,8% ainda neste ano, impulsionado principalmente por investimentos privados. O que o ‘Fornece+’ está fazendo é preparar os pequenos negócios para atender aos critérios exigidos pela grande empresa. Ao capacitar essas empresas de menor porte, o Sebrae contribui para o adensamento das cadeias produtivas, fomentando o círculo virtuoso da economia, onde a pequena empresa passa a investir mais, gerar empregos, e a grande empresa ganha competitividade com a redução de custos. Por meio da capacitação e qualificação dos empreendedores locais, o Sebrae promove a articulação entre eles e, em parceria com o Governo do Estado, cumpre sua missão de fomentar o desenvolvimento sustentável a longo prazo”, ressaltou Verruck.
Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, representou a instituição no evento e destacou a importância da ação para fortalecer os pequenos negócios locais.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o intuito é preparar os pequenos negócios para que possam acessar novos mercados e tornarem-se mais competitivos. “Queremos apoiar os empreendedores para que eles estejam preparados para aproveitar as oportunidades que surgem com a presença da grande empresa no município. Por meio dessa parceria, vamos levar conhecimento técnico, promover a conexão e fomentar a geração de negócios. Agradecemos o empenho da Adecoagro por se preocupar em comprar do fornecedor local, esse trabalho em conjunto é essencial para incluirmos o pequeno negócio no processo de desenvolvimento”, expôs Mendonça.
Empresários locais assistiram à programação do evento
Presente no Brasil desde 2004, a Adecoagro atua na produção de açúcar, etanol, biogás/biometano e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre, em Minas Gerais, e o cluster formado pelas Usinas Angélica e Ivinhema, ambas em Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de até 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.
Durante o evento, o diretor de suprimentos da Adecoagro, Mariano De Santis, destacou a importância da parceria para identificar e desenvolver fornecedores locais. “Nossa cultura está marcada pelo espírito empreendedor e de melhoria contínua. As pessoas estão no centro do nosso negócio e oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento extra-muros para que a comunidade possa se desenvolver junto com os desafios da Adecoagro é um compromisso. A implantação do Fornece+ em nossa região, em parceria com o Sebrae/MS para a capacitação personalizada a partir das demandas específicas de cada empreendedor local, vai além da formação para que possam atender grandes empresas, mas especialmente para contribuir com cada negócio de nossa região para que possam obter melhores desempenhos, trazendo ainda mais crescimento regional”, destacou De Santis.
Com foco no encadeamento produtivo, o projeto “Fornece+” irá selecionar até 60 micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul para participarem de um ciclo de qualificação gratuito que vai de maio a dezembro deste ano. Cada empresa recebe 50 horas de consultoria especializada, com suporte para adequação às exigências da empresa âncora e foco na melhoria da gestão, performance e competitividade no mercado.
Pelo impacto regional, o evento contou com a presença de mais de 140 pessoas vindas de várias cidades do Estado. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito do município de Angélica, Edinho Cassuci, e o gerente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Naviraí, José Antônio Cordeiro.
Conhecimento e conexão
Além do lançamento do “Fornece+”, o evento em Ivinhema teve uma programação voltada ao conhecimento e à conexão entre as empresas com a realização de uma Sessão de Negócios. Na data, empreendedores locais tiveram a oportunidade de conhecer sobre o funcionamento da empresa e da cadeia de bioenergia em Mato Grosso do Sul, além de apresentar os produtos e serviços que oferecem à representantes da Adecoagro. Ao todo, o encontro resultou na geração de R$ 35 milhões em expectativas de novas parcerias.
Sessão de Negócios possibilitou o diálogo entre os participantes para estabelecer futuras parcerias.
Mais de 91 empresas de diferentes municípios do Estado participaram da ação. Dentre os representantes, esteve o empreendedor Adriano José dos Santos, de Angélica, que possui uma transportadora especializada em deslocamento de passageiros e um negócio de apicultura. “Essa foi a minha primeira sessão de negócios, conversei com bastante gente e isso me ajudou a amadurecer várias ideias. Foi uma experiência muito positiva para aprender mais”, avaliou o empreendedor.
Outra participante que aprovou a iniciativa foi Albi de Urrutia Abdalla, sócia do ecossistema de negócios SEED Business , com sede na capital sul-mato-grossense. “Nossa empresa foi criada no ano passado e fez todo sentido participarmos da sessão de negócios hoje. Acredito que todos os empresários devem acreditar em si mesmos, independentemente do porte atual da empresa. Ninguém começa grande, mas começa com um sonho, corre atrás e trabalha duro. É isso que estamos fazendo aqui. A Sessão de Negócios trouxe oportunidades tanto com a Adecoagro quanto com empresas do nosso porte. Valeu a pena o investimento na viagem para participar do evento”, afirmou.
Para os empresários mais do que a possibilidade de fechar negócios, a Sessão de Negócios foi importante para fazer networking e identificar potenciais parceiros. “Gostei muito da metodologia. Foi possível apresentar meu negócio para várias empresas em pouco tempo. Quem não veio perdeu. Eu participei e gostei demais”, relatou Roseli Aparecida da Paz, secretária executiva e responsável pelas finanças da Tapeçaria Ivinhema, que atua com estofamentos para caminhões, carros e ônibus.
Roberta Maria de Souza, consultora técnica do Grupo Centro-Oeste , — distribuidora autorizada de lubrificantes Lubrax, de Campo Grande —, já esteve em outras Sessões de Negócios promovidas pelo Sebrae e foi a Ivinhema em busca de um contato mais próximo com a empresa âncora. “Estamos há 33 anos no mercado, já participamos de outras edições dessa estratégia e, hoje, tivemos novamente a oportunidade de apresentar nossos diferenciais, conhecer novos fornecedores e potenciais clientes. Essa chance de conversar e trocar experiências tem agregado muito à nossa empresa. Agora, a expectativa é firmar uma parceria com a Adecoagro”, finalizou.
Mais informações sobre o projeto e outras ações do Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prática de “ceva” no Pantanal é apontada como risco para ecossistema após morte de caseiro por ataque de onça
Leia Mais
Homem é preso em flagrante por ameaça e descumprimento de medida protetiva em Naviraí
Leia Mais
Aneel aciona bandeira amarela em maio: conta de luz terá cobrança extra
Leia Mais
Medicina à venda: os riscos da formação médica como negócio no Brasil
Municípios