INTERIOR
TCE-MS fiscaliza transporte escolar em Nova Alvorada do Sul
25/04/2025
10:45
ASSECOM
Tania Sother
@Divulgação
Em uma ação articulada e conjunta, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul liderou, nos dias 23 e 24 de abril, uma fiscalização no serviço de transporte escolar do município de Nova Alvorada do Sul. A vistoria integra as ações previstas no Termo de Cooperação Mútua nº 01/2023, que tem como objetivo aprimorar e garantir a segurança e a qualidade do transporte escolar em todo o estado.
Durante dois dias, equipes técnicas avaliaram 56 veículos que atualmente transportam cerca de 1.380 alunos, tanto da zona urbana quanto rural. A fiscalização teve foco em aspectos como as condições físicas e estruturais dos veículos, segurança, conforto, acessibilidade para estudantes com deficiência, habilitação dos condutores e os mecanismos de controle de abastecimento e manutenção da frota.
Além da vistoria técnica, a ação contou com visita a uma escola rural, onde foram aplicados questionários aos alunos sobre o serviço de transporte, ministradas palestras educativas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) e TCE-MS e distribuídas cartilhas informativas produzidas pela Corte de Contas.
O promotor de justiça de Nova Alvorada do Sul, Maurício Mercedes Cabral, ressaltou a importância da iniciativa. "A obrigação do estado e do município é oferecer um transporte de qualidade e garantir que as crianças cheguem com segurança aos seus locais de estudo. Isso é fundamental para a efetivação dos direitos desses alunos."
O resultado desta ação fiscalizatória vai proporcionar um diagnóstico da situação do transporte escolar oferecido pelo Município de Nova Alvorada do Sul, com o intuito de fornecer subsídios para eventuais correções na gestão do transporte por parte da administração municipal. “É uma contribuição muito valiosa porque o que está bom a gente continua e o que precisa mudar, a gente muda, sempre em parceria, em harmonia, porque o que o município preza pela segurança das nossas crianças. Isso nos dá credibilidade com os pais e nos dá paz interior, que sabemos que nossas crianças estão sendo conduzidas da melhor forma possível”, afirmou a secretária de educação de Nova Alvorada do Sul, Ângela Regina de Rezende.
Participaram da ação os auditores Larissa Uesato, que coordenou o trabalho, Daniel Vilela da Costa, Guilherme Frias, Marcos Camillo e Rodrigo de Moraes. O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE, Marcos Camillo, explica que “os achados que o Tribunal faz durante a verificação in loco, são reunidos em um relatório. “O documento é entregue para o conselheiro relator e é dado um prazo para que o gestor se manifeste e regularize o que não está de acordo com a legislação”.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições parceiras com a qualidade e a segurança do transporte escolar, contribuindo diretamente para a promoção do direito à educação em condições dignas para todos os estudantes sul-mato-grossenses.
Fazem parte do Termo de Cooperação Mútua do Transporte Escolar as seguintes instituições:
1.Tribunal de Contas do Estado – TCE/MS
2.Ministério Público Estadual – MPE/MS
3. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP
4.Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN-MS
5.Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/MS
6.Secretaria de Estado de Educação – SED/MS
7.Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal – SPRF
8.Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – AGEMS
9.Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos – AGESUL
10.Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
11.Serviço Social do Transporte - SEST
12.Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT
13.Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - CACS/FUNDEB/MS
14.União dos Dirigentes Municipais de Educação de MS – UNDIME/MS
15.Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – ASSOMASUL
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump
Leia Mais
FDA aprova colírio que corrige visão de perto e dispensa uso de óculos de leitura
Leia Mais
Brasiliense de 27 anos desenvolve câncer após uso de cigarro eletrônico
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza 25ª sessão ordinária com destaque para modernização e participação popular
Municípios