Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

INTERIOR

Câmara de Ponta Porã sedia Sessão Solene  destacando o Dia de Conscientização do Autismo

Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar, apontam especialistas

02/04/2025

11:45

ASSECOM

Sessão solene é marco nos debates sobre avanços na conquista de direitos (Fotos Wilhan Filgueira)

“A Câmara Municipal de Ponta Porã está imensamente honrada em receber este importante e significativo evento, Sessão Solene para debater os avanços necessários e urgentes para o autismo”, foi a fala do presidente, vereador Agnaldo Pereira Lima, ao agradecer aos técnicos, educadores, profissionais liberais e a comunidade em geral pela participação no encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 02, no plenário do Poder Legislativo de Ponta Porã. 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito.

“Mais do que lembrar do dia de conscientização, o importante é efetivamente realizarmos ações concretas e a Câmara de Vereadores, através dos dezessete parlamentares de nossa Casa de Leis, estão atentos e trabalhando e vamos cada vez mais fortalecer os mecanismos para melhoria da qualidade de vida aos nossos filhos autistas”, disse o presidente do Legislativo.

Após a abertura oficial do presidente Agnaldo Pereira, a Sessão Solene contou momento emocionante: o pequeno Rhiad de Souza Barbosa entoou canção de louvor, garantindo a emoção de todos presentes. 

A advogada Raissa Dualibi Maldonado Carvalho, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo abriu a série de palestras, detalhando ações diretas e efetivas para garantir direitos e a preservação da melhoria da qualidade de vida portador do espectro autista.

“Ser de um grau menos autonomo do espectro autista, também chamado de nível 3 de suporte, traz muitas dificuldades na vida escolar, mas com muita conscientização isso pode ser diminuído”, afirmou. Ela também abordou questões jurídicas e afirmou que a sociedade precisa acompanhar e buscar os avanços.

Neuropsicóloga especialista em autismo e mãe de crianças autistas, Ana Alice Barros discorreu sobre questões educacionais, citando que todos precisam estar engajados e conscientes de cada um no processo de evolução do autismo no convívio social.

Na palestra sobre “o papel do psicólogo nas famílias atípicas”, ela afirmou que a inclusão escolar e a alfabetização de crianças e adolescentes do espectro autista estão entre os desafios para a efetivação de direitos dessa população.

“A inclusão é possível, mas a realidade, hoje, do professor, é que muitas vezes ele não dá conta do aluno típico, quem dirá dos atípicos. Trabalhar a detecção precoce é muito importante para se conseguir fazer a inserção de uma forma mais efetiva. É muito importante o sistema de saúde, junto com o sistema de educação, olhar para essa primeira infância para fazer essa detecção do atraso na cognição social. Por isso, é muito importante o trabalho da escola com o posto de saúde”, afirmou a neuropsicóloga.

A mãe Vanessa dos Santos Costa Marques falou emocionada sobre a data especialmente voltada para a conscientização em relação ao autismo. “Temos muito a avançar e fico verdadeiramente muito sensível toda vez que vamos falar sobre os obstáculos ainda existentes e o muito a ser conquistado ainda em termos de direitos”, disse Vanessa.

Vereadora licenciada e secretária-adjunta de Habitação, Neli Abdulahad falou sobre a importância do debate como forma de fomentar ações concretas de políticas públicas voltadas para o autismo.

A vereadora Anny Espínola afirmou em sua fala que a Câmara de Vereadores vem abrindo espaço para temas relevantes, como a conscientização do autismo e a sociedade tem participado efetivamente dos debates. “Estou muito feliz diante dos avanços. Feliz pois sabemos da magnitude deste tema”, ponderou a parlamentar.

“Ponta Porã vem avançando muito e temos muito ainda a conquistar enquanto direitos”, afirmou a vereadora Lourdes Monteiro

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ponta Porã, professora Emne Mourad Boufleur destacou a importância da mobilização de toda a sociedade.

Representando o prefeito Eduardo Campos e a primeira-dama e secretária de Governo, Paula Consalter Campos, a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Dilma Silva abordou as ações do Poder Executivo e da relevância das conquistas obtidas e os avanços quanto a conscientização da presença do autismo no dia a dia.

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: