INTERIOR
Câmara de Ponta Porã sedia Sessão Solene destacando o Dia de Conscientização do Autismo
Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar, apontam especialistas
02/04/2025
11:45
ASSECOM
Sessão solene é marco nos debates sobre avanços na conquista de direitos (Fotos Wilhan Filgueira)
“A Câmara Municipal de Ponta Porã está imensamente honrada em receber este importante e significativo evento, Sessão Solene para debater os avanços necessários e urgentes para o autismo”, foi a fala do presidente, vereador Agnaldo Pereira Lima, ao agradecer aos técnicos, educadores, profissionais liberais e a comunidade em geral pela participação no encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 02, no plenário do Poder Legislativo de Ponta Porã.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito.
“Mais do que lembrar do dia de conscientização, o importante é efetivamente realizarmos ações concretas e a Câmara de Vereadores, através dos dezessete parlamentares de nossa Casa de Leis, estão atentos e trabalhando e vamos cada vez mais fortalecer os mecanismos para melhoria da qualidade de vida aos nossos filhos autistas”, disse o presidente do Legislativo.
Após a abertura oficial do presidente Agnaldo Pereira, a Sessão Solene contou momento emocionante: o pequeno Rhiad de Souza Barbosa entoou canção de louvor, garantindo a emoção de todos presentes.
A advogada Raissa Dualibi Maldonado Carvalho, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo abriu a série de palestras, detalhando ações diretas e efetivas para garantir direitos e a preservação da melhoria da qualidade de vida portador do espectro autista.
“Ser de um grau menos autonomo do espectro autista, também chamado de nível 3 de suporte, traz muitas dificuldades na vida escolar, mas com muita conscientização isso pode ser diminuído”, afirmou. Ela também abordou questões jurídicas e afirmou que a sociedade precisa acompanhar e buscar os avanços.
Neuropsicóloga especialista em autismo e mãe de crianças autistas, Ana Alice Barros discorreu sobre questões educacionais, citando que todos precisam estar engajados e conscientes de cada um no processo de evolução do autismo no convívio social.
Na palestra sobre “o papel do psicólogo nas famílias atípicas”, ela afirmou que a inclusão escolar e a alfabetização de crianças e adolescentes do espectro autista estão entre os desafios para a efetivação de direitos dessa população.
“A inclusão é possível, mas a realidade, hoje, do professor, é que muitas vezes ele não dá conta do aluno típico, quem dirá dos atípicos. Trabalhar a detecção precoce é muito importante para se conseguir fazer a inserção de uma forma mais efetiva. É muito importante o sistema de saúde, junto com o sistema de educação, olhar para essa primeira infância para fazer essa detecção do atraso na cognição social. Por isso, é muito importante o trabalho da escola com o posto de saúde”, afirmou a neuropsicóloga.
A mãe Vanessa dos Santos Costa Marques falou emocionada sobre a data especialmente voltada para a conscientização em relação ao autismo. “Temos muito a avançar e fico verdadeiramente muito sensível toda vez que vamos falar sobre os obstáculos ainda existentes e o muito a ser conquistado ainda em termos de direitos”, disse Vanessa.
Vereadora licenciada e secretária-adjunta de Habitação, Neli Abdulahad falou sobre a importância do debate como forma de fomentar ações concretas de políticas públicas voltadas para o autismo.
A vereadora Anny Espínola afirmou em sua fala que a Câmara de Vereadores vem abrindo espaço para temas relevantes, como a conscientização do autismo e a sociedade tem participado efetivamente dos debates. “Estou muito feliz diante dos avanços. Feliz pois sabemos da magnitude deste tema”, ponderou a parlamentar.
“Ponta Porã vem avançando muito e temos muito ainda a conquistar enquanto direitos”, afirmou a vereadora Lourdes Monteiro
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ponta Porã, professora Emne Mourad Boufleur destacou a importância da mobilização de toda a sociedade.
Representando o prefeito Eduardo Campos e a primeira-dama e secretária de Governo, Paula Consalter Campos, a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Dilma Silva abordou as ações do Poder Executivo e da relevância das conquistas obtidas e os avanços quanto a conscientização da presença do autismo no dia a dia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios