TURÍSMO
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
16/12/2024
08:00
ASSECOM
@Divulgação
O município de Bodoquena foi oficialmente reconhecido como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations, destacando-se no cenário global como referência em turismo responsável e sustentável. A entrega do reconhecimento foi realizada durante a Conferência Global da organização holandesa, realizada nesta semana, em Punta Arenas, no Chile, com 14 destinos sendo reconhecidos.
Representando o Senac MS, Camila Fernandes, consultora de educação profissional voltada ao turismo, participou da cerimônia de premiação e trará o certificado para Mato Grosso do Sul. O reconhecimento solidifica a posição de Bodoquena como referência global em turismo sustentável, inspirando outras localidades a seguirem o mesmo caminho.
Com a história "Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo", Bodoquena se destacou entre os destinos brasileiros que participaram da competição. A cidade integra o Programa DEL Turismo, uma iniciativa do Instituto DEL em parceria com o Sistema Comércio, por meio do Senac MS, com apoio da Fundação de Turismo do Estado. O programa visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança local de destinos turísticos, unindo esforços da comunidade, do governo e do setor privado.
A inclusão no TOP 100 Stories é resultado de uma rigorosa avaliação baseada em até 30 indicadores de sustentabilidade alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). O reconhecimento destaca Bodoquena como modelo de boas práticas em preservação ambiental, educação e inclusão social. Além disso, abre portas para uma visibilidade internacional ainda maior, já que os destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis ao Green Destinations Stories Awards, cuja premiação será realizada durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.
Entre mais de 170 histórias escritas, os destinos brasileiros premiados foram: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC). Cada um deles representa um exemplo concreto de como o turismo responsável pode transformar comunidades e proteger o meio ambiente.
Sobre a Green Destinations - Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no País.
DEL Turismo - Em MS, o Senac também desenvolve uma parceria com o Instituto DEL nas consultorias para certificação internacional creditada pelo GSTC - Conselho Global de Turismo Sustentável, para mapear e nortear práticas de sustentabilidade de empreendimentos turísticos, com o selo Good Travel Seal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza sessão solene para entrega de honrarias
Leia Mais
Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS
Leia Mais
Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital
Leia Mais
Em ano de parcerias estratégicas, Sebrae/MS impulsiona pequenos negócios e registra avanços
Municípios