TURÍSMO
Bodoquena é eleita um dos 100 destinos de turismo sustentável no mundo
17/10/2024
14:00
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO/IBAMA
O município de Bodoquena foi eleito como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, segundo o “TOP 100 Stories da Green Destinations”. A lista dos ganhadores foi divulgada nesta quinta-feira, destacando 17 destinos brasileiros participantes, dos quais 14 foram premiados. O reconhecimento é baseado em critérios rigorosos de sustentabilidade, nos quais os destinos precisam atingir pelo menos 60% dos indicadores, que abrangem de 15 a 30 modelos.
Além do prestígio imediato, os destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas de turismo sustentável e passam a integrar o “Green Destinations Stories Awards”. Os ganhadores serão homenageados no próximo ano durante o maior evento de turismo do mundo, o ITB, que será realizado em Berlim.
A História de Bodoquena na Competição
Bodoquena participou da disputa com a história intitulada “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, um projeto desenvolvido pelo Instituto Del, em parceria com o Senac MS e a Fundação de Turismo. O programa visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal, incentivando o desenvolvimento econômico e social por meio de práticas ambientais responsáveis.
Impacto do Reconhecimento para a Região
O Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, enfatizou a importância da premiação para o desenvolvimento de Bodoquena. Segundo ele, o reconhecimento confirma que o modelo de gestão participativa, envolvendo comunidade, governo e empresas privadas, é fundamental para criar um ambiente favorável à implementação de políticas de desenvolvimento sustentável no turismo.
Já o diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Rodrigo Cidade, destacou que a inclusão de destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração de liderança do Brasil no turismo sustentável. “O trabalho realizado em Bodoquena e nos demais destinos premiados é uma prova viva de que podemos equilibrar o turismo com a preservação da terra e o fortalecimento das nossas comunidades”, afirmou.
Este reconhecimento marca um importante avanço para Bodoquena e reforça seu compromisso com o turismo responsável, colocando a cidade em evidência no cenário global.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer inaugura 4º andar com apoio do Governo de MS
Leia Mais
Presidente da Câmara participa de solenidade pelos 38 anos do 4º BPM de Ponta Porã
Leia Mais
Campo-grandense vence etapa Centro-Oeste do Prêmio Academia Assaí 2025
Leia Mais
Erros de refração são principal causa de deficiência visual infantil
Municípios