TURÍSMO
Bodoquena é eleita um dos 100 destinos de turismo sustentável no mundo
17/10/2024
14:00
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO/IBAMA
O município de Bodoquena foi eleito como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, segundo o “TOP 100 Stories da Green Destinations”. A lista dos ganhadores foi divulgada nesta quinta-feira, destacando 17 destinos brasileiros participantes, dos quais 14 foram premiados. O reconhecimento é baseado em critérios rigorosos de sustentabilidade, nos quais os destinos precisam atingir pelo menos 60% dos indicadores, que abrangem de 15 a 30 modelos.
Além do prestígio imediato, os destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas de turismo sustentável e passam a integrar o “Green Destinations Stories Awards”. Os ganhadores serão homenageados no próximo ano durante o maior evento de turismo do mundo, o ITB, que será realizado em Berlim.
A História de Bodoquena na Competição
Bodoquena participou da disputa com a história intitulada “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, um projeto desenvolvido pelo Instituto Del, em parceria com o Senac MS e a Fundação de Turismo. O programa visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal, incentivando o desenvolvimento econômico e social por meio de práticas ambientais responsáveis.
Impacto do Reconhecimento para a Região
O Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, enfatizou a importância da premiação para o desenvolvimento de Bodoquena. Segundo ele, o reconhecimento confirma que o modelo de gestão participativa, envolvendo comunidade, governo e empresas privadas, é fundamental para criar um ambiente favorável à implementação de políticas de desenvolvimento sustentável no turismo.
Já o diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Rodrigo Cidade, destacou que a inclusão de destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração de liderança do Brasil no turismo sustentável. “O trabalho realizado em Bodoquena e nos demais destinos premiados é uma prova viva de que podemos equilibrar o turismo com a preservação da terra e o fortalecimento das nossas comunidades”, afirmou.
Este reconhecimento marca um importante avanço para Bodoquena e reforça seu compromisso com o turismo responsável, colocando a cidade em evidência no cenário global.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Encontro discute revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Rio Negro
Leia Mais
Gerson visita obras e anuncia entrega de refeitório até março e 1⁰ etapa do estacionamento em 5⁰ meses
Leia Mais
Em Bonito, encontro do Codesul reúne secretários do Sul do Brasil para fortalecer cultura, turismo e esporte
Leia Mais
Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira
Municípios