Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

CAPITAL

Seminário em Campo Grande debate recuperação e falência empresarial

Com a presença de Ministro do STJ e de autoridades do judiciário sul-mato-grossense, o evento abordará os principais desafios e perspectivas do setor.

08/08/2024

09:40

ASSECOM

Na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, Campo Grande sediará o 1º Seminário de Insolvência Empresarial. Promovido pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS). O evento reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar para debater as tendências e os desafios atuais do setor no Brasil. 

Realizado no Plenário do TJMS, o seminário terá a ilustre presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro e contará com a participação de diversas autoridades jurídicas do Mato Grosso do Sul. Entre elas, os juízes José Henrique Neiva (Campo Grande), Márcio Rogério Alves (Três Lagoas) e César de Souza Lima (Dourados), além do promotor Ronaldo Vieira Francisco, do MPMS. 

O encontro será prestigiado com uma aula ministrada pelo renomado jurista Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da USP. 

O programa foi estruturado em cinco painéis de discussão com o objetivo de abordar o histórico, o panorama atual e o futuro da insolvência empresarial sob diferentes perspectivas: da experiência, do Poder Judiciário, da doutrina, dos administradores judiciais e dos operadores do direito.  

Breno Miranda, presidente do IBAJUD, destaca a relevância do debate em um cenário marcado pelo aumento no número de empresas que buscam reestruturação financeira. “É fundamental aprimorar continuamente os mecanismos de recuperação empresarial para encontrar soluções criativas e eficazes, mitigando os impactos negativos gerados por esses processos, tanto para as empresas e o setor agrícola, quanto para os trabalhadores, os credores e a economia como um todo”, afirma Breno. 

“Campo Grande terá à disposição um espaço privilegiado para o diálogo e a colaboração entre os principais agentes envolvidos no processo de recuperação empresarial. Essa iniciativa, fortalecerá a área de insolvência no estado, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens, estimulando um ambiente mais favorável à superação dos desafios enfrentados pelas empresas e produtores rurais em dificuldades financeiras”, declara Eduardo Cury, embaixador da entidade em Mato Grosso do Sul. 

O seminário, organizado por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD, e por Jorge Campos, diretor institucional da entidade, conta com o apoio da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), do Ministério Público Estadual e da Escola Superior de Advocacia da OAB-MS. 

Para participar, as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma do Sympla, no  link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-insolvencia-empresarial-em-mato grosso-do-sul/2439585. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

O seminário 

O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país. 

Serviço 

1º Seminário de Insolvência Empresarial do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência 

Data: 15/08 

Horário: 8h30 às 18h00. 

Local: Plenário do TJMS 

Endereço: Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande/MS

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: