CAPITAL
Seminário em Campo Grande debate recuperação e falência empresarial
Com a presença de Ministro do STJ e de autoridades do judiciário sul-mato-grossense, o evento abordará os principais desafios e perspectivas do setor.
08/08/2024
09:40
ASSECOM
Na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, Campo Grande sediará o 1º Seminário de Insolvência Empresarial. Promovido pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS). O evento reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar para debater as tendências e os desafios atuais do setor no Brasil.
Realizado no Plenário do TJMS, o seminário terá a ilustre presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro e contará com a participação de diversas autoridades jurídicas do Mato Grosso do Sul. Entre elas, os juízes José Henrique Neiva (Campo Grande), Márcio Rogério Alves (Três Lagoas) e César de Souza Lima (Dourados), além do promotor Ronaldo Vieira Francisco, do MPMS.
O encontro será prestigiado com uma aula ministrada pelo renomado jurista Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da USP.
O programa foi estruturado em cinco painéis de discussão com o objetivo de abordar o histórico, o panorama atual e o futuro da insolvência empresarial sob diferentes perspectivas: da experiência, do Poder Judiciário, da doutrina, dos administradores judiciais e dos operadores do direito.
Breno Miranda, presidente do IBAJUD, destaca a relevância do debate em um cenário marcado pelo aumento no número de empresas que buscam reestruturação financeira. “É fundamental aprimorar continuamente os mecanismos de recuperação empresarial para encontrar soluções criativas e eficazes, mitigando os impactos negativos gerados por esses processos, tanto para as empresas e o setor agrícola, quanto para os trabalhadores, os credores e a economia como um todo”, afirma Breno.
“Campo Grande terá à disposição um espaço privilegiado para o diálogo e a colaboração entre os principais agentes envolvidos no processo de recuperação empresarial. Essa iniciativa, fortalecerá a área de insolvência no estado, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens, estimulando um ambiente mais favorável à superação dos desafios enfrentados pelas empresas e produtores rurais em dificuldades financeiras”, declara Eduardo Cury, embaixador da entidade em Mato Grosso do Sul.
O seminário, organizado por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD, e por Jorge Campos, diretor institucional da entidade, conta com o apoio da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), do Ministério Público Estadual e da Escola Superior de Advocacia da OAB-MS.
Para participar, as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma do Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-insolvencia-empresarial-em-mato grosso-do-sul/2439585. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
O seminário
O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país.
Serviço
1º Seminário de Insolvência Empresarial do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência
Data: 15/08
Horário: 8h30 às 18h00.
Local: Plenário do TJMS
Endereço: Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande/MS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios