PRODUTIVIDADE
Fórum Getap vai revelar os campeões de produtividade no milho verão/2024
Os vencedores deste 4º ano do projeto serão reconhecidos no dia 19 de junho
27/05/2024
07:20
ASSECOM
@Divulgação
No próximo dia 19 de junho, durante o Fórum Getap Verão/24, serão reconhecidos e premiados os agricultores que atingiram alta performance no 4º ano do concurso de produtividade no milho, ressaltando e elevando o patamar da produção da cultura no Brasil. Essa edição contou com 162 inscritos que concorreram em duas categorias: cultivo irrigado e sequeiro. No total, produtores de seis estados participaram: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás.
Os participantes tiveram suas áreas auditadas até o mês de maio pela equipe técnica do Grupo Somar, a qual tem ampla experiência neste mercado. Alguns indicadores chave de produção foram analisados durante a auditoria, entre eles: produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. No final do processo, todos os participantes receberão um relatório técnico completo, produzido pela equipe do Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), podendo comparar seus resultados com as médias dos demais produtores.
O Getap é uma iniciativa que busca reunir especialistas do agronegócio para discutir temas relevantes e disseminar conhecimento e boas práticas no manejo da cultura do milho, com o objetivo de incentivar o cultivo eficiente no Brasil. Para isso, é promovido o concurso de produtividade do cereal. “Essa é uma oportunidade onde a cadeia do agronegócio reconhece aqueles que atingem os mais altos níveis de produtividade, alinhando isso à rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade”, diz Anderson Galvão, responsável pela criação do Getap.
Os resultados com os vencedores só serão divulgados no dia 19 de junho, porém, algumas tendências observadas nesta edição podem ser antecipadas. Segundo Gustavo Resende Capanema, coordenador técnico agronômico, pensado no milho irrigado, foi observado que algumas regiões tiveram margens para mostrar força, como por exemplo, os Estados de Goiás e Minas Gerais. Pensando em sequeiro, considerando o Sul do País, o Paraná teve condições mais favoráveis no período em relação a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas condições climáticas. “Também observamos que o Cerrado tem potencial produtivo para o cultivo de milho verão”, destacou.
Evento dinâmico
Com o objetivo de proporcionar mais agilidade ao evento e contribuindo para que os produtores não precisem se ausentar de suas propriedades neste momento importante da safra, o anúncio dos vencedores do 4º ano do concurso de produtividade no milho será feito de forma online, para os convidados. Além de revelar os premiados, haverá uma breve apresentação do criador do Getap, analisando os dados de produtividades alcançados, bem como uma explanação sobre a visão global de mercado do milho. “Essa será uma grande oportunidade para conhecermos os segredos de manejos e práticas agronômicas dos melhores e maiores produtores do cereal do Brasil”, finaliza Galvão.
O Getap tem como curadoria a Céleres, além de patrocinadores a Bayer, Ubyfol, ICL, Stoller e Eurochem e ainda apoiadores: ABPA, Abramilho e Abisolo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios