ANASTÁCIO
Cidadania vai a Anastácio com “Perifeirarte” e formação de lideranças comunitárias
01/05/2024
07:25
ASSECOM
Paula Maciulevicius
Nos dias 8, 9 e 10 de maio, a Secretaria de Estado de Cidadania estará no município de Anastácio com mais uma edição da formação continuada para lideranças comunitárias, curso que faz parte do programa “Perifeirarte”.
O evento é aberto às lideranças ou aquelas pessoas que tenham interesse em se tornar uma. Toda a programação será conduzida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, e claro, o evento termina com a entrega de certificados na feira livre ou praça da cidade com apresentações culturais.
Formação envolve desde conceitos básicos de cidadania, associativismo, cooperativismo e comunitarismo. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)
Serão dois dias de formação continuada para líderes comunitários, com diversos temas relevantes para a regularização das associações de moradores, comunidades da agricultura familiar, associações de amigos que fazem trabalhos voluntários.
“Teremos um contabilista que vai falar sobre a parte contábil das associações, e a importância de se manter regularizado, além de um palestrante da Semadesc falando sobre hortas urbanas e periurbanas, módulo sobre os conselhos municipais de segurança e, ainda a Subsecretaria da Igualdade Racial que vai abordar a temática da igualdade e a importância de estabelecer essa mesma política no município”, descreve o subsecretário para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva.
O evento é aberto à população, e os interessados em receber o certificado da formação podem se inscrever pelo link clicando aqui.
Evento também conta com palestras sobre segurança para conselhos comunitários. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)
08/05 - Quarta-feira
18h30 - Abertura
Local: Plenário da Câmara Municipal - Praça Garibaldi Medeiros, 718 - Centro
Tema: “A importância do Registro em Cartório das entidades e o fortalecimento das ações comunitárias no âmbito municipal” - com Jairo Luiz da Silva – Subsecretário de Estado de Políticas Públicas de Assuntos comunitários; Paulo Ângelo de Souza – Especialista em Educação do Campo e Especialista em Educação em Direitos Humanos;
18h45 – Palestra 1: “Programa Estadual de Agricultura Urbana e Peri-urbana de Mato Grosso do Sul”. Palestrante: Humberto de Mello Pereira - Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais – SEAF/Semadesc de Mato Grosso do Sul;
20h15 – Palestra 2: “A importância dos Conselhos Comunitários de Segurança nos municípios de Mato Grosso do Sul”. Palestrante: Giancarlo Corrêa Miranda - 2º Vice-presidente da Cobrapol – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis.
09/05 - Quinta-feira
18h30 – Palestra 1: “A importância da organização das entidades comunitárias sob perspectiva da boa gestão contábil”. Palestrante: Vanderlei Braga Paim – Bacharel em Ciências Contábeis e Contabilista da Prefeitura Municipal de Anastácio/MS”;
20h – Palestra 2 - “Políticas Públicas e a Luta Antidiscriminação Racial” Palestrante: Vânia Lúcia Baptista Duarte – Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul.
10/05 - Sexta-feira
Local: Feira Central - Praça Garibaldi Medeiros
18h – Atividades Culturais do Projeto Perifeirarte – Arena Comunitária.
Perifeirarte encerra programação na feira livre ou praça da cidade com arte, cultura, moda e gastronomia. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)
O Perifeirarte une periferia e arte para incentivar o trabalho das associações de bairro, levando inserção cultural e conceitos de cidadania a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
O nome surgiu da mistura entre periferia, feira e arte, e segundo o subsecretário, é desse “caldo” que sai o fortalecimento de políticas públicas. “A gente define a feira livre como o ambiente mais popular e democrático de uma comunidade, e é através deste nome que levaremos conceitos de cidadania, associativismo, e comunitarismo para essas comunidades, tanto urbanas quanto rurais”, enfatiza Jairo.
Com apoio da Fundação de Cultura do Estado, artistas de Campo Grande e do município visitado se apresentaram juntos na feira livre.
“É um projeto essencial para reavivar, reagrupar, reorganizar e organizar as associações que, porventura, estiverem carecendo de formação, além de ser aberto a todas as lideranças formais e voluntárias que podem participar e aproveitar desse conteúdo que é muito rico. O Governo do Estado mostra com isso a importância da municipalização que é uma das pautas da gestão, e estamos levando aos municípios do interior esse projeto para fortalecer o movimento comunitário do Mato Grosso do Sul”, finaliza Jairo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS destinará R$ 25 milhões para enfrentar crise financeira da Santa Casa de Campo Grande
Leia Mais
Após polêmica com "José Loreto", ‘Paixão de Cristo’ adota novas regras para contratação de artistas
Leia Mais
Brasil vive guerra contra as mulheres, diz ministra sobre violência
Leia Mais
Bioparque Pantanal completa 3 anos e se consolida como referência de turismo científico no Brasil
Municípios