CAMPO GRANDE
3º Festival do Japão MS atraiu milhares de pessoas e teve programação de sucesso
25/11/2023
15:00
ASSECOM
@Divulgação
A 3ª edição do Festival do Japão MS, maior festival de cultura japonesa de Mato Grosso do Sul, foi realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB), no clube de campo da entidade.
O evento foi um sucesso de público e de recepção, com milhares de pessoas circulando nos três dias e muitas atividades culturais, como shows, concursos, exposições, oficinas, além de lojas com produtos típicos e uma praça de alimentação com o melhor da gastronomia japonesa.
Neste ano, abraçando também uma vertente social, a entrada para o Festival do Japão era 1 quilo de alimento não perecível. Essa ação resultou em 5 toneladas de alimentos
arrecadados, que foram doados para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, projeto em parceria com o Rotary Club Campo Grande. Comemorando os 115 anos da imigração japonesa, uma comunidade extensa e muito influente na cultura e no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, o evento reuniu tanto descendentes como admiradores dessa cultura, que tiveram muitas oportunidades de conhecer manifestações das mais diversas.
“A cultura japonesa é uma cultura milenar, que todo mundo admira e respeita, e o festival é uma oportunidade de estarmos divulgando essa cultura, de muita gente conhecer coisas diferentes, até mesmo na culinária, muitos só conhecem sobá, sushi, e no festival tivemos mais de 30 pratos diferentes, além das lojas com produtos típicos e das apresentações artísticas e oficinas”, resumiu Claudio Sussumu Oikawa, vice-presidente cultural, esportivo
e social da AECNB.
A estudante Lívia Kamiya, de 18 anos, que tem avós vindos de Okinawa, estava vestida acaráter e levou toda a família e amigos para curtir o evento. “Eu vim ano passado pela primeira vez e me diverti muito, então fiquei esperando o ano inteiro para vir novamente”.
Sobre o que mais gostou, ela completou. “É difícil escolher uma coisa só. Acho que a praça de alimentação, por causa das comidas, e as apresentações também, como a de taiko”.
Além do taiko (tambores japoneses), que sempre encanta o público presente, a programação contou com odori (danças folclóricas e clássicas), artes marciais como kenjutsu, karatê e judô, oficinas como a de origami (dobraduras) e a da tradicional cerimônia do chá, shows de música e de mágica. Na praça de alimentação e nas lojas, o público conheceu e provou muitas opções gastronômicas japonesas doces e salgadas, além de bebidas como o sakê, condimentos e especiarias. Concursos animaram o público presente
O evento contou também com diversos concursos, games e atividades de interação com o público. Na Arena Anime Show, o concurso de cosplay premiou cinco ganhadores, caracterizados como personagens de animes japoneses famosos e também de ícones da cultura pop, como o Jason de Sexta-Feira 13 (primeiro lugar geral, Magno Emmanuel) e o Mestre Yoda (campeã da galera, Rosa Francisca). O concurso de dança Anime Dance Freestyle teve diversas categorias adultas e infantis, individuais e de grupo, misturando música e dança e animando os presentes.
No sábado, na noite de abertura, o Miss Nikkey MS foi um dos destaques. A vencedora foi Caroline Hokama Shinzato, de 26 anos, que vai representar o Estado na final do Miss
Nikkey Brasil, ano que vem, em São Paulo, na edição nacional do Festival do Japão. “Ano passado decidi participar na semana do evento e fui eleita Miss Simpatia, aí para esse ano tive toda uma preparação, corri atrás, fiz tudo para estar aqui. Então a sensação é de dever cumprido e de uma gratidão muito grande”, comentou a mais nova miss.
As participantes estavam acompanhadas de torcidas animadas que vibraram até o fim por cada candidata. Mariah Silva Arakaki, 18 anos, eleita primeira princesa, levou um grupo de 10 amigos que perderam a voz e se divertiram na torcida por ela. “Faz duas semanas que a gente estava se organizando. Está todo mundo sem voz, mas valeu a pena”, resumem os amigos Luana, Guilherme e Isabela. “Ter o apoio deles aqui comigo e ver eles na plateia me incentivando tirou grande parte do meu nervosismo, pensei muitas vezes em desistir, mas eles não deixaram, e isso encheu meu coração de muito amor e carinho”, contou Mariah, mostrando que o concurso vai muito além dos critérios avaliados pelos jurados.
A corrida Samurai Run Dallas, realizada na sexta-feira à noite, teve 542 participantes entre a caminhada de 2 km e a corrida de 6 km, unindo esporte e cultura em um evento temático com elementos da cultura japonesa.
A 3ª edição do Festival do Japão MS teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Consulado-Geral do Japão, da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), da Embaixada do
Japão no Brasil, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), da Fundação Japão, do Sistema Fiems, do Sebrae, da Fecomércio, do Sesc, do Senac, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Sakura e da Dallas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Arara-azul é oficialmente a ave símbolo de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Mundial de Clubes: Chelsea derrota Palmeiras por 2 a 1 e avança às semifinais contra o Fluminense
Leia Mais
Feminicídio de Michely Midon choca MS: filho é preso em boca de fumo após brutal crime
Leia Mais
Superando gigante: Fluminense vence Al-Hilal e avança à semifinal do Mundial de Clubes
Municípios