EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eldorado Brasil fomenta a consciência ambiental com ações educativas nas escolas
Concurso de redação convida alunos de Selvíria e Inocência a refletirem sobre a preservação da natureza
27/10/2023
14:00
ASSECOM
@Divulgação
Qual a importância das árvores em nossas vidas? A pergunta foi tema do concurso de redação lançado pela Eldorado Brasil para alunos de sétimo ao nono ano do ensino fundamental das escolas municipais Cirilo Anoena da Costa, em Inocência (MS), e Joaquim Camargo, em Selvíria (MS). A ação inédita é continuidade das iniciativas de educação ambiental promovidas pela empresa junto a instituições de ensino das comunidades onde atua.
“Nossa atuação responsável também passa pela difusão de conhecimentos sobre preservação do meio ambiente. Esse projeto inicia como um piloto para ampliarmos ainda mais nosso diálogo sobre a proteção das florestas e dos biomas”, comenta o gerente de Sustentabilidade da Eldorado, Fábio de Paula.
Com idade entre 11 e 15 anos, os estudantes participantes foram estimulados e preparados pelos professores, com um trabalho que envolveu pesquisa sobre o tema e debate em sala de aula. “Esse tipo de concurso é um incentivo para que nossos alunos possam sintetizar o que estão aprendendo em sala de aula. Além disso, eles são estimulados a difundirem os aprendizados e se tornam agentes multiplicadores da mensagem de preservação da natureza junto às suas comunidades”, reforça o professor e coordenador do ensino fundamental da
escola Joaquim Camargo, Sérgio do Nascimento Senna.
Os textos foram avaliados por uma comissão composta por docentes convidados e colaboradores da Eldorado Brasil que selecionaram os três primeiros lugares de cada escola, que foram premiados. “Essa parceria com a empresa tem sido fundamental para auxiliar na conscientização dos nossos jovens para a preservação ambiental, além de ser uma atividade estimulante. É uma semente que plantamos para o futuro dessa geração”, destaca Márcia Cristina de Freitas, diretora da escola.
A ação educativa buscou despertar a consciência ambiental nas novas gerações, que têm o poder de ampliar a divulgação de informações e se engajarem na preservação da natureza. “Foi a primeira vez que eu participei de um concurso de redação. O tema me fez refletir sobre a importância da árvore para o mundo”, diz Edson Motta Júnior, do 9° ano da escola Joaquim Camargo, um dos vencedores. Para Gustavo de Lima, também um dos premiados do mesmo colégio, a experiência valeu a pena. “Adorei o desafio, nem esperava ganhar, por isso fiquei
mais feliz ainda. Na minha redação, achei importante falar sobre o desmatamento e suas consequências.”
O projeto é também um modelo que reforça a interação entre indústria e comunidade em prol da sustentabilidade. Ainda em Inocência, na escola Cirilo Anoena da Costa, a Eldorado Brasil plantou 50 mudas nativas do Cerrado, bioma da região.
Para se ter ideia da relevância da educação ambiental para a Eldorado, no ano passado, mais de 14 mil pessoas, entre alunos de escolas da região, comunidades e colaboradores, participaram de ações com temas globais, como mudanças climáticas, uso responsável dos recursos naturais e conservação da biodiversidade. “Este é um dos pilares que norteiam as ações da Eldorado, pois acreditamos que a parceria autêntica e aberta com as comunidades acrescenta ainda mais valor ao negócio e proporciona ganhos para todos os envolvidos”, pontua de Paula.
Sobre a Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil Celulose é uma das mais eficientes e sustentáveis empresas de base florestal para produção de celulose do mundo. A companhia opera em Três Lagoas (MS) uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Em energia limpa, há geração de 50 megawatts/hora de energia na usina termelétrica Onça Pintada, além da mesma quantidade na planta de celulose – que é autossuficiente. A base florestal é de mais de 293 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Para dar condições para operar em níveis de excelência, a companhia conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Em Santos (SP), a Eldorado Brasil opera um dos maiores terminais portuários multimodais da América Latina, com capacidade para exportar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano. Para mais informações,
acesse: https://eldoradobrasil.com.br/
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS apresenta balanço do ano e perspectivas para 2025 à Assembleia Legislativa
Leia Mais
Prefeito em exercício Agnaldo Miudinho participa de reunião com vereadores
Leia Mais
Presidente do STF visita MS e recebe título de cidadão sul-mato-grossense
Leia Mais
TCE-MS define recesso e plantão de fim de ano
Municípios