Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

OUTUBRO ROSA

Câmara de Dourados inaugura Sala Rosa, de proteção às mulheres

Espaço acolhe vítimas de violências e discriminações; casos serão encaminhados aos órgãos competentes

18/10/2023

11:20

ASSECOM

Mesa diretora inaugura Sala Rosa junto às vereadoras presidente e vice-presidente do espaço @Francielle Grott/CMD

As cidadãs douradenses que sofrem violências e discriminações de gênero agora contam com apoio gratuito da Sala Rosa, um local para atendimentos a mulheres por meio da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Dourados. Inaugurada hoje (18), fica dentro da Câmara (Avenida Marcelino Pires, 3.600) e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para acolher casos, examiná-los e encaminhá-los aos órgãos competentes.


 Nas palavras da presidente da Sala Rosa, vereadora Liandra da Saúde (PTB), “hoje é um dia muito especial para todos nós da Câmara e para a população douradense”. A Procuradoria da Mulher da Câmara foi criada, por meio da Resolução 164/21, para zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Legislativo. Tem vários objetivos, tais como: fiscalizar e acompanhar a execução de programas municipais de promoção da igualdade de gênero; implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias; cooperar com instituições que implementem políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos.


 Outubro Rosa

 Também hoje, no plenário, houve uma roda de conversa às servidoras do Legislativo Municipal, intitulada “Outubro Rosa: Cuidar é Prevenir”. “Minha responsabilidade como vereadora, cidadã e mulher é assegurar que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. Precisamos, cada vez mais, disseminar informações sobre a prevenção e o autocuidado”, afirma Liandra. Ela esteve acompanhada de membros da mesa diretora e da vereadora Tania Cristina (PP), vice-presidente da Sala Rosa.


 No evento alusivo à campanha internacional de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos cânceres de mama e de colo do útero, as palestrantes convidadas foram: Ana Teresa Gusmão de Lucia, médica ginecologista e mastologista; Claudia Janayna Carollo, enfermeira municipal e mestra em Ensino em Saúde; e Andreia Moraes Bonito Silva, psicóloga coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres.


 Carollo aponta que 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como controle de peso corporal, prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada. Em contrapartida, os principais fatores de risco são pré-disposição genética, uso de álcool e tabaco, sedentarismo e alimentação inadequada.


 “O autoexame pode ser feito em casa, durante o banho, diariamente. A mulher vai observar desde a axila até a mama; podem aparecer nódulo, caroço, dor, secreção, alteração, deformidade, enrugamento e descamação, indícios que precisam ser investigados”, alerta a enfermeira. O ideal, segundo a profissional, é que a doença seja descoberta antes do aparecimento de sintomas, para que a chance de cura chegue a ou ultrapasse os 95%.


 Piedra dos Santos Roza, assistente social da Casa de Leis douradense, que organizou a roda de conversa do Outubro Rosa de hoje e que prestará atendimentos na Sala Rosa, informa que nesta semana as servidoras públicas da Câmara passarão, de graça, por mamografias e exames preventivos de colo de útero (papanicolau) no Hospital de Amor de Dourados.


 De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o de mama é o câncer mais prevalente em mulheres, com estimativa de fechar 2023 com 73.610 novos diagnósticos (risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil cidadãs). O acompanhamento médico é fundamental ao longo da vida, até porque o autoexame não substitui a consulta nem os exames médicos.

 Sobre a Câmara Municipal de Dourados
 A Câmara Municipal de Dourados tem a missão de representar a população douradense, elaborando leis e fiscalizando os atos da Administração Pública Municipal, promovendo, assim, a democracia e o desenvolvimento local com justiça social. Está em sua 21ª legislatura (2021-2024), formada pelos vereadores Cemar Arnal (Solidariedade), Creusimar Barbosa (União), Daniel Junior (Patriota), Dr. Diogo Castilho (PSDB), Elias Ishy (PT), Fabio Luis (Republicanos), Janio Miguel (PTB), Juscelino Cabral (PSDB), Laudir Munaretto (MDB), Liandra da Saúde (PTB), Marcão da Sepriva (Solidariedade), Marcelo Mourão (Pode), Márcio Pudim (PSDB), Mauricio Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB), Rogério Yuri (PSDB), Sergio Nogueira (PSDB), Tania Cristina (PP) e Tio Bubi (PSD). A 1ª legislatura foi iniciada em 18 de fevereiro de 1937, quando Dourados pertencia ao Estado de Mato Grosso.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: