MOTIVOS PARA COMEMORAR
Hospital Dia do Humap comemora 20 anos
Especializado em doenças infecciosas e parasitárias, o Hospital Dia realiza uma média de 700 atendimentos por mês
07/10/2023
08:25
ASSECOM
@Divulgação
Pequeno em estrutura física, mas gigante na importância para a saúde pública da população de Mato Grosso do Sul, o Hospital Dia (Hospital Dia Professora Esterina Corsini), do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), comemora 20 anos de existência.
O Hospital Dia é referência para tratamento e acompanhamento de pacientes com HIV/AIDS, hepatites virais e outras doenças infecciosas e parasitárias. Também é retaguarda para o ambulatório e enfermaria de infectologia do Humap.
São realizados, em média, 50 pacientes com internação/mês e 400 atendimentos de intercorrência clínica. Também são realizadas todas as coletas de material para exames diagnósticos visando a celeridade do tratamento, além do conforto e privacidade dos pacientes. O ambulatório de infectologia, dentro das dependências estruturais do Hospital Dia, realiza em média cerca de 700 atendimentos/mês com médicos infectologistas, enfermeiros e psicóloga.
Além da assistência prestada aos usuários, o Hospital Dia é campo de ensino para graduandos, pós-graduandos, residentes e pesquisadores. E conta com a parceria do Programa de pós-graduação em Doenças infecciosas e parasitárias (PPGDIP/UFMS), somando na qualidade da assistência à população e ensino à comunidade acadêmica.
“É gratificante fazer parte do histórico dessa equipe extremamente receptiva comprometida e envolvida com a excelência do serviço. O Hospital Dia tem papel fundamental na assistência e ensino, permite o tratamento e acompanhamento diário dos pacientes HIV/AIDS, refletindo alta resolutividade e evitando internação convencional”, ressalta a chefe a Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis.
Participam das comemorações a superintendente do Humap, Dra Andrea de Siqueira Campos Lindenberg; a gerente de atenção à saúde, Dra Cláudia Emília Lang; a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis; a chefe da Divisão Gestão do Cuidado, Juliana Rodrigues de Souza, além de médicos, enfermeiros, assistentes, farmacêuticas, psicólogas, pesquisadores, residentes, pacientes e o coordenador da PPGDIP, James Venturine.
“Estou muito alegre de estar aqui comemorando esta data! Fui a segunda residente de infectologia desse hospital. Essa é minha segunda casa. Hoje não estou aqui como superintendente, mas como parte desta equipe, deste grupo maravilhoso que presta um serviço essencial para Campo Grande e para o Mato Grosso do Sul”, afirmou a Dra Andrea Lindenberg.
Equipe do Hospital Dia celebrando os 20 anos
Professora Esterina Corsini
Inaugurado em 6 de outubro de 2003, o Hospital Dia leva o nome de uma grande médica com imenso coração que atendia pessoas extremamente vulneráveis. Ela se dirigia aos locais em que viviam pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, entre outras doenças, e que não conseguiam se deslocar, para prestar atendimentos. Ela recebeu em vida a homenagem de todos os alunos e profissionais a quem ela mostrou seu exemplo de vida.
Atendimento e equipe
O Hospital Dia funciona das 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e conta com 12 leitos de internação não convencional (internação dia) para pacientes com HIV/Aids.
A equipe do hospital dia é composta por médico infectologista, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticas e técnicos em farmácia, psicóloga, recepcionistas, profissional da limpeza e chefe de unidade.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC sugerida por Hashioka, que inclui Pantanal de MS como patrimônio nacional
Leia Mais
Hashioka homenageia empreendedores com entrega da Comenda “Ueze Elias Zahran”
Leia Mais
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Leia Mais
MS registra 1.912 novos empregos formais em setembro; saldo do ano supera 26 mil
Municípios