Campo Grande (MS), Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024

MOTIVOS PARA COMEMORAR

Hospital Dia do Humap comemora 20 anos

Especializado em doenças infecciosas e parasitárias, o Hospital Dia realiza uma média de 700 atendimentos por mês

07/10/2023

08:25

ASSECOM

@Divulgação

Pequeno em estrutura física, mas gigante na importância para a saúde pública da população de Mato Grosso do Sul, o Hospital Dia (Hospital Dia Professora Esterina Corsini), do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), comemora 20 anos de existência.
O Hospital Dia é referência para tratamento e acompanhamento de pacientes com HIV/AIDS, hepatites virais e outras doenças infecciosas e parasitárias. Também é retaguarda para o ambulatório e enfermaria de infectologia do Humap.


São realizados, em média, 50 pacientes com internação/mês e 400 atendimentos de intercorrência clínica. Também são realizadas todas as coletas de material para exames diagnósticos visando a celeridade do tratamento, além do conforto e privacidade dos pacientes. O ambulatório de infectologia, dentro das dependências estruturais do Hospital Dia, realiza em média cerca de 700 atendimentos/mês com médicos infectologistas, enfermeiros e psicóloga.


Além da assistência prestada aos usuários, o Hospital Dia é campo de ensino para graduandos, pós-graduandos, residentes e pesquisadores. E conta com a parceria do Programa de pós-graduação em Doenças infecciosas e parasitárias (PPGDIP/UFMS), somando na qualidade da assistência à população e ensino à comunidade acadêmica.
“É gratificante fazer parte do histórico dessa equipe extremamente receptiva comprometida e envolvida com a excelência do serviço. O Hospital Dia tem papel fundamental na assistência e ensino, permite o tratamento e acompanhamento diário dos pacientes HIV/AIDS, refletindo alta resolutividade e evitando internação convencional”, ressalta a chefe a Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis.


Participam das comemorações a superintendente do Humap, Dra Andrea de Siqueira Campos Lindenberg; a gerente de atenção à saúde, Dra Cláudia Emília Lang; a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis; a chefe da Divisão Gestão do Cuidado, Juliana Rodrigues de Souza, além de médicos, enfermeiros, assistentes, farmacêuticas, psicólogas, pesquisadores, residentes, pacientes e o coordenador da PPGDIP, James Venturine.


“Estou muito alegre de estar aqui comemorando esta data! Fui a segunda residente de infectologia desse hospital. Essa é minha segunda casa. Hoje não estou aqui como superintendente, mas como parte desta equipe, deste grupo maravilhoso que presta um serviço essencial para Campo Grande e para o Mato Grosso do Sul”, afirmou a Dra Andrea Lindenberg.

hospital diaEquipe do Hospital Dia celebrando os 20 anos

 

Professora Esterina Corsini


Inaugurado em 6 de outubro de 2003, o Hospital Dia leva o nome de uma grande médica com imenso coração que atendia pessoas extremamente vulneráveis. Ela se dirigia aos locais em que viviam pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, entre outras doenças, e que não conseguiam se deslocar, para prestar atendimentos. Ela recebeu em vida a homenagem de todos os alunos e profissionais a quem ela mostrou seu exemplo de vida.

Atendimento e equipe


O Hospital Dia funciona das 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e conta com 12 leitos de internação não convencional (internação dia) para pacientes com HIV/Aids.
A equipe do hospital dia é composta por médico infectologista, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticas e técnicos em farmácia, psicóloga, recepcionistas, profissional da limpeza e chefe de unidade.



Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: