Interinstitucional
UEMS integra comitiva da Abruem em missão técnica na África do Sul
Intercâmbio potencializa política de internacionalização
21/08/2023
10:27
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Visando fortalecer as relações junto a Instituições de Ensino Superior em nível internacional, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) integra a missão técnica da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) em visitas de intercâmbio interinstitucional a 20 instituições em quatro cidades da África do Sul, entre o período de 21 de agosto e 2 de setembro. A vice-reitora, profa. Dra. Celi Correa Neres, junto da responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (Arelin), profa. Dra. Rosenery Lourenço, representam a UEMS nesta importante iniciativa.
Importante país do continente africano, o país que recebe a missão nacional de pesquisadores tem se destacado na ciência, tecnologia e no seu protagonismo no mundo, considerando o recente convite que a nação emitiu a 60 nações para a cúpula do BRICS, o bloco econômico integrado pelo Brasil, Rússia, China e pela própria África do Sul.
A missão da Abruem à qual é integrada pela UEMS visitará as Universidades Durban University of Technology (DUT), University of Kwazulu-Natal (UKZN), Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC), University of Cape Town (UCT), Rhodes University (RU), University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP), University of South Africa (UNISA).
"Essa missão é de grande importância para a UEMS. Trata-se de um eixo estratégico no qual a nossa Universidade tem avançado muito nos últimos anos na mobilidade acadêmica ofertada a alunos, docentes e técnicos. Lançamos muitos editais e aumentamos a divulgação de oportunidades relacionadas a Universidades internacionais. Acredito que a internacionalização é uma política institucional que alavanca o desenvolvimento da UEMS e fortalece, inclusive, as ações de ensino, pesquisa e extensão", destaca Celi Neres.
Para a Assessora da Arelin, esse momento de missão à África do Sul deve ser destacado pois "a UEMS passa a lidar com alguns países no eixo global Sul-Sul, nos quais a formalização de tratativas se desenvolve sem assimetrias. Ou seja, passamos a discutir condições de acordos dentro de certo equilíbrio e equidade no qual as IES de ambos os países, África do Sul e Brasil, ganham".
Rosenery ainda destaca que a Internacionalização da UEMS tem crescido com o programa de mobilidade para discentes e servidores e que acordos com os países do sul impulsionam novas possibilidades. "No caso desta visita técnica às IES da África do Sul, passamos a trabalhar demais aspectos importantes voltados a experiências de internacionalização em casa, das colaborações online e virtuais, além de outras frentes", conclui a assessora da Arelin/UEMS.
A comitiva da missão técnica é composta por 40 reitores(as) e representantes de instituições filiadas à Abruem, a comitiva visitará universidades em Durban, Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Johanesburgo - com o objetivo de conhecer cenários educacionais, científicos e culturais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Leia Mais
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leia Mais
Fim de Semana em Mato Grosso do Sul: Cultura, Música e Diversão para Todos
Leia Mais
Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá tempo firme e temperaturas de até 36°C
Municípios