Campo Grande (MS), Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

CASSILÂNDIA 69 ANOS

Cassilândia celebra 69 anos de fundação nesta quinta-feira, 3

Município possui 20.998 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE

03/08/2023

07:15

CLARA FARIAS

Vista aérea do município de Cassilândia (Foto: Divulgação)

O município de Cassilândia celebra seu 69° aniversário nesta quinta-feira (3). A cidade fica localizada na região leste de Mato Grosso do Sul, distante a 419 quilômetros da Capital. Cassilândia possui 20.998 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa).

Ainda segundo o Instituto, os registros da história de Cassilândia se iniciam por volta de 1930, em que na região já se encontravam diversos fazendeiros, entre eles Antônio Paulino, Izaias Teixeira Borges e Evangelista Cândido de Oliveira que nomearam a região como Sertão dos Garcias. No ano seguinte, 1931, Joaquim Balduíno de Souza, conhecido como Cassinha, chega as terras.

Em 1943 Cassinha idealizou a formação do povoado, para que o local servisse de apoio aos fazendeiros. Foram demarcados terrenos para a construção de uma praça e igreja com o nome de São José, que hoje faz parte do cartão postal do município. No ano seguinte, 1944, surgiu uma pensão e botequim que deu inicio a formação do povoado. Cassinha, doou parte da fazenda para permitir a expansão da povoação.

Inicio da construção da Igreja São José, em Cassilândia. (Foto: Divulgação)
O povoado foi elevado a distrito de Paranaíba em 1948, e com a Lei Estadual n° 368, foi elevado a município, com o nome de Cassilândia, em homenagem ao "Cassinha". A prefeitura da cidade foi instalada em 3 de agosto do mesmo ano.


 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: