Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

INTERIOR

Avanço: Prefeito Akira formaliza vinda do curso de Direito pela UEMS em Bataguassu

17/07/2023

14:35

ASSECOM

Curso de Direito será oferecido de forma gratuita, utilizando a estrutura do Ceja @Micael Nunes

 

Projeto de Lei que permitiu celebração de convênio entre município e UEMS foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (17)

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) formalizou a vinda do curso presencial de ensino superior em Direito através da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para Bataguassu, finalizando as tratativas com a instituição educacional e Governo do Estado. O “aceite” foi encaminhado nesta segunda-feira, dia 17 de julho, à UEMS pela administração municipal.

Segundo Akira, o Projeto de Lei nº 046/2023, de 14 de julho de 2023, que também autorizou a municipalidade a celebrar convênio com a UEMS e repassar recursos para a implantação do curso de graduação foi apresentado à Câmara em regime de urgência e votado por unanimidade durante a Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (17), às 15 horas (horário de Brasília).

“Esse é um grande avanço para a nossa cidade. Uma universidade presencial vai potencializar o desenvolvimento de Bataguassu e atenderá não só a demanda do município, mas de toda a região. O benefício para aqueles que buscam formação em ensino superior será muito grande e é claro que a Prefeitura está fazendo a sua parte para que isso aconteça”, comentou o prefeito sobre a confirmação da vinda do curso.

Akira explicou que o curso de Direito será oferecido de forma gratuita, utilizando a estrutura do Ceja (Centro Educacional Juventude do Amanhã), onde também funciona o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e que possui infraestrutura disponível com salas de aula, ginásio, biblioteca, sala de informática, sala de professores entre outros espaços.

Conforme as tratativas, o município oferecerá aporte financeiro na ordem de R$ 2.023.089,20 milhões para subsidiar os cinco anos de curso no município, valores esses a serem pagos em 10 parcelas semestrais em benefício da UEMS.

A Universidade informou que o curso em Bataguassu será uma oferta pontual, com uma extensão do curso ofertado em Jardim / Aquidauana. O início das aulas está previsto para 2024.

A previsão é que sejam oferecidas 100 vagas para ingresso de estudantes, sendo 50 vagas pelo vestibular a ser realizado em dezembro deste ano; e 50 vagas pelo Sisu / Enem.

Atualmente, estudantes de Bataguassu se deslocam até Três Lagoas (MS), Presidente Epitácio (SP) ou até mesmo Presidente Prudente (SP) para estudarem graduação em Direito.

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: