Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

LADÁRIO

Operação Terra Branca: Ex-prefeito, servidoras e vereadores de Ladário são condenados à prisão

Grupo foi alvo de operações do Gaeco por esquema de corrupção

30/06/2023

16:50

MIDIAMAX

RENATA PORTELA

Câmara Municipal de Ladário ©DIVULGAÇÃO

Na última semana, ex-prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedroso, além de ex-secretárias da prefeitura do município e também ex-vereadores foram condenados à prisão. O grupo foi alvo de operações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) por crimes de peculato e corrupção.

Conforme apontado na denúncia, o parte do grupo teria integrado um esquema de desvio de recursos públicos, além do pagamento de ‘mensalinho’.

Duas servidoras que integravam o esquema foram condenadas. São elas Andressa Paraquett, ex-secretária de Assistência Social e Eiza Nadila Bassoli, ex-servidora.

Pelo crime de corrupção ativa, foram condenados o ex-prefeito de Ladário Carlos Ruuso, Andressa e o ex-vereador Helder Naulle Paes dos Santos. Por corrupção passiva, foram condenados os ex-vereadores Lilia Maria de Moraes, Paulo Rogério Feliciano Barbosa, Osvalmir Nunes da Silva e Agnaldo dos Santos.

Ainda pelo mesmo crime, em continuidade delitiva, foram condenados os ex-vereadores André Caffaro, Augusto de Campos e Vagner Gonçalves. O grupo também foi condenado por associação criminosa.

Já o pedido de indenização por danos morais coletivos, feito pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), foi indeferido pelo juiz Idail de Toni Filho, da 1ª Vara Criminal de Corumbá.

Condenados à prisão

O ex-prefeito Carlos Ruso foi condenado a um total de 9 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, mais o pagamento de 273 dias-multa. Andressa Paraquett e Helder Naulle deverão cumprir 11 anos e 6 meses, também em regime fechado, além do pagamento de 312 dias-multa.

Llilia Maria foi condenada a 7 anos e 6 meses de reclusão, mais o pagamento de 226 dias-multa. O regime imposto a ela é o semiaberto. A mesma pena foi aplicada a Paulo Rogério.

Enquanto Osvalmir Nunes foi condenado a 6 anos e 6 meses de reclusão, com pagamento de 226 dias-multa. Ele também cumprirá regime semiaberto. Agnaldo dos Santos irá cumprir 7 anos e 6 meses de reclusão, mais pagamento de 226 dias-multa. O regime também é semiaberto.

André Franco cumprirá pena em regime fechado. São 8 anos e 6 meses de reclusão, com pagamento de 247 dias-multa. A mesma pena também foi aplicada a Augusto de Campos e Vagner Gonçalves.

O valor do dia-multa é de 1/30 do salário mínimo vigente na época dos crimes praticados, devidamente corrigidos.

Mensalinho

O esquema que seria orquestrado pelo então prefeito Carlos Anibal Ruso Pedroso, pagava R$ 3 mil mensais aos 7 vereadores de Ladário. A denúncia foi protocolada pelo presidente da Câmara da cidade na época, Fábio Peixoto de Araújo Gomes.

O valor era repassado pelo prefeito para manter uma base de apoio na Casa. O salário de um vereador do município era de cerca de R$ 6 mil, segundo o presidente. A Câmara tinha 11 vereadores. Sete deles foram presos e afastados do cargo na Operação Terra Branca.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: