MEIO AMBIENTE
Workshop leva capacitação sobre cultivo de mudas do cerrado para reflorestamento em áreas degradadas
Capacitação foi realizada no Viveiro de Mudas na ETE Los Angeles e contou com a participação de técnicos e pesquisadores
07/06/2023
12:25
ASSECOM
A Águas Guariroba realizou ontem (6) o Workshop Cultivo de Mudas Nativas em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). O workshop aconteceu no Viveiro de Mudas da ETE Los Angeles com a participação de conselheiros municipais das Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, Lageado, Ceroula e técnicos da AGRAER, Emprapa e Imasul.
O Workshop faz parte das ações da semana do Meio Ambiente em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Durante o encontro, a gerência de meio ambiente da Águas Guariroba apresentou as técnicas de cultivo e um pouco da história das ações realizadas pelo Viveiro de Mudas na recuperação de áreas de preservação. O workshop foi ministrado pela engenheira agrônoma da concessionária, Flávia de Lima Martins.
Após o Workshop, os participantes visitaram o Viveiro de Mudas, acompanhando todo o processo de cultivo, passando pelo berçário de exemplares, ensacamento de mudas e pelo mostruário de mudas. O técnico e pesquisados da Emprapa, Rudiney Mauro, participou do workshop e destacou as ações realizadas pela concessionária através do Viveiro de Mudas, além do trabalho de revitalização e preservação das APA’s.
“O Workshop de cultivo de mudas é uma iniciativa fantástica da concessionária nesta semana do Meio Ambiente. O conhecimento compartilhado com técnicos e pesquisadores sobre plantas nativas do cerrado vem a apoiar todos os conselhos de APAS de Campo Grande. Com essa difusão de informação, sobre a identificação, plantio, cultivo ambiental ajuda na recuperação de áreas degradas, nascentes e matas ciliares. É um conteúdo muito importante que ajuda no fortalecimento da iniciativa de preservação do meio ambiente.”, explicou Rudiney.
Viveiro de Mudas
O Viveiro de Mudas Isaac de Oliveira está localizado na ETE Los Angeles e tem a capacidade de produzir aproximadamente 50 mil mudas de árvores por ano. As espécies cultivadas no local são nativas do cerrado.
A produção é destinada para plantio nas unidades operacionais e ações socioambientais da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, que atua em 68 cidades de Mato Grosso do Sul como parceira público-privada da Sanesul na operação do esgotamento sanitário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios