Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

SEBRAE

Com serviços gratuitos para microempreendedor individual, Sebrae realiza Semana do MEI em Campo Grande

Evento ocorre na Praça Ary Coelho, região central da cidade, entre os dias 8, 9 e 10 de maio

08/05/2023

07:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Formalização, regularização, capacitações, estes são alguns dos serviços gratuitos disponíveis na Semana do MEI, que teve início nesta segunda-feira (8) em Campo Grande, na Praça Ary Coelho. O evento é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de MS (AMEMS) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas de MS (Sescon).

O evento acontece entre os dias 8 e 10 de maio com ações voltadas aos microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja empreender. Durante a abertura da Semana do MEI, o presidente da AMEMS, Fernando Martins, membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, enfatizou a importância do evento e deu mais detalhes da programação.

“Temos 72 mil microempreendedores individuais ativos em Campo Grande, e na Semana do MEI, os participantes podem conferir palestras gratuitas, treinamentos, orientação para regularização e formalização, além de tira-dúvidas sobre crédito”. Ele também ressaltou que o cronograma do Sebrae contempla edições presenciais do evento em outros municípios de Mato Grosso do Sul, sendo eles, Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Bela Vista.

A programação inclui atendimento aos empreendedores, palestras e oficina sobre empreendedorismo, formação de preço e vendas pelo WhatsApp, por exemplo. O destaque é a palestra magna com o empreendedor Valdir Novaki, o “Valdir Pipoqueiro”, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Na ocasião, o empresário, que conseguiu seu espaço no mercado e se firmou como o melhor pipoqueiro do Brasil, orientou os participantes sobre o que um pequeno negócio pode fazer para se destacar no mercado.

“Eu queria ser o melhor pipoqueiro de Curitiba. Então trabalhei três itens no meu negócio: a qualidade no atendimento, a qualidade nos insumos e levei para o meu empreendimento a limpeza. Com esses três diferenciais já me destaquei dos concorrentes. Além disso, em todas as minhas capacitações, estou a caráter porque meu sonho era ser reconhecido como ‘pipoqueiro Valdir’, porque lutei muito para ter essa marca”, disse o palestrante.

Empreendedores compartilham experiências

Durante o evento, muitos participantes da Capital demonstraram interesse pelo atendimento empresarial, aproveitando a oportunidade para buscar informações sobre a formalização como microempreendedor individual (MEI). Este procedimento, além de garantir benefícios sociais, pode trazer vantagens competitivas para o mercado. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa “Perfil do MEI”, de 2022, do Sebrae, a maioria dos microempreendedores (69%) afirma que houve um aumento no número total das vendas após a formalização.

Um exemplo é Elisângela Pereira, que atua como autônoma na área de cosméticos há cerca de quatro anos e recentemente iniciou seu empreendimento de moda feminina. Elisângela viu na Semana do MEI uma chance de obter esclarecimentos sobre a formalização. “Tirei todas as dúvidas que tinha em mente, como o processo de obtenção do CNPJ, os gastos mensais, os limites estabelecidos e se eu teria que pagar alguma taxa ao governo”, falou.

No caso dos empreendedores já formalizados, o evento foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e regularizar a situação como MEI. Maria Cristina da Costa Gama, que trabalha com artesanato e decoração há 10 anos, destacou o apoio oferecido. “O Sebrae nos proporciona esclarecimentos e apoio para questões administrativas, como aprimorar nossos negócios, atualizar nossos dados e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes”, afirmou.

Os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada e conhecer diversos expositores no local, incluindo a empreendedora Tatiana Agnelli Souza, proprietária da “Tuti Fruti Costura Criativa”. Tatiana compartilhou sua experiência como MEI e reforçou as soluções que realizou junto ao Sebrae. “Eventos como esse facilitam a vida de quem pretende se formalizar como MEI. Acredito que, somando todas essas experiências e o networking que construímos ao participar, conseguimos estabelecer parcerias incríveis e, assim, todos crescemos juntos”, disse.

A Semana do MEI segue até o dia 10 de maio, das 8h às 17h, na Praça Ary Coelho, na Capital. A participação é gratuita. Para mais informações, os interessados podem acessar o link: bit.ly/SemanadoMEI2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: