SEBRAE
Inovação e empreendedorismo no campo vão impulsionar produtores rurais em Mato Grosso do Sul
Parceria entre Sebrae e Sistema Famasul, por meio do programa Juntos pelo Agro, deve atingir mais de 3 mil pequenos produtores rurais
20/04/2023
17:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de promover o crescimento dos negócios, elevar a produtividade, competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS e o Sistema Famasul, por meio do programa Juntos pelo Agro, estão realizando ações conjuntas que preveem o alcance de 3.150 produtores rurais em 2023.
O programa Juntos pelo Agro é voltado para o público rural, contemplando ações como a capacitação itinerante Rota Rural, o curso Empretec Rural, além de consultorias para capacitar produtores em boas práticas agropecuárias, ações de sanidade animal, planejamento reprodutivo e qualidade do leite. “o Sebrae e o Senar vem fazendo um trabalho que faz a diferença na vida desses produtores”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
“O grande objetivo com o Juntos pelo Agro é levar inovação e acesso a tecnologias aos pequenos produtores para fortalecer na produção, melhorar a qualidade e produtividade e, consequentemente, a sua renda no campo”, complementa o analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador de Agronegócios, Marcus Rodrigo de Faria.
Somente na Rota Rural, que conta com unidades móveis que levam capacitações em queijos artesanais, mini processamento de frutas e hortaliças e ainda possui um espaço de comercialização com orientações sobre técnicas de vendas, a expectativa é de atender, em média, 750 pessoas. A iniciativa visa agregar valor à produção de pequenos produtores, gerar renda e qualificar mão de obra.
Um dos atendidos na Rota Rural foi o casal de produtores Cristhiane Vicente Nantes Santos e Isaac Santos Neto, da Queijaria Estância Vó Zilda, de Campo Grande. Com o objetivo de agregar valor à queijaria, eles “gourmetizaram” a produção, criando técnicas e apresentando novos produtos. Um dos cursos que eles fizeram, que contribuíram para isso foi o de queijos artesanais, ofertado na Rota Rural. Durante a iniciativa, eles aprenderam a reaproveitar o soro, um item que antes era descartado.
“A gente já tinha tentado fazer ricota, e ela não dava um bom rendimento, ficava uma massa seca. No Rota Rural, aprendemos uma técnica diferenciada, que deu cremosidade na ricota e um volume de sólidos”, conta Cristiane. “Conseguimos tirar uma margem de renda, agregar uma renda na queijaria com o soro, que era descartado de outras formas. Foi muito válido”, complementa.
Empreendedorismo no campo
Outra iniciativa que visa apoiar o empreendedorismo no campo é o Negócio Certo Rural (NCR), onde o Sebrae pretende levar inovação, melhorar a gestão dos negócios rurais e construir um plano de negócios, aplicando boas práticas de gestão e empreendedorismo na rotina dos produtores. Para viabilizar todas as ações, estão previstas 40 turmas com previsão de atendimento de 600 produtores, ampliando a intervenção do Sebrae no campo e possibilitando uma execução nacional relevante no setor do agronegócio.
As consultorias reprodutivas em bovinocultura de leite e de corte são outra parte do trabalho desenvolvido pelo Sebrae e o Sistema Famasul. Em 2022, mais de mil produtores foram atendidos em 55 municípios, e a previsão para 2023 é que esse número chegue a 1.600, com a assistência técnica gerencial em bovinocultura de leite e de corte.
Já o programa ALI Rural, que teve êxito em seu primeiro ciclo em 2022, deve ampliar seu alcance em 2023, atendendo 56 empresas em diferentes municípios. Nele, um Agente Local de Inovação realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento e redução dos custos. É uma iniciativa destinada aos empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável.
“No primeiro ciclo do ALI Rural, realizado em 2022, foram concluídos o acompanhamento de 47 empresas nos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Aquidauana, Anastácio e Rio Brilhante. Para o ciclo previsto para 2023, a expectativa é que o programa atenda 56 empresas nos municípios de Bela Vista, Rio Brilhante, Ponta Porã, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Jaraguari e Terenos”, mencionou o analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador de Agronegócios, Marcus Rodrigo de Faria.
Mais voltado aos interessados em empreender no campo, o curso Empretec Rural busca o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e gestão de negócios rurais, visando aprimorar a competitividade e sustentabilidade dessas atividades no estado. Neste ano, a proposta é atingir 150 produtores rurais em cinco turmas.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mato Grosso do Sul oferece mais de 6.200 vagas de emprego nesta segunda-feira (25)
Leia Mais
Semana Começa com Calor Intenso e Temperaturas Acima dos 30ºC em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Mãe de Ana Castela emociona ao cantar no 'Domingão com Huck' e recebe elogios do público
Leia Mais
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Municípios