LUTO
Morre José Elias Moreira, ex-prefeito e ex-deputado constituinte
Político douradense fazia tratamento contra o câncer e morreu em hospital de São Paulo
15/03/2023
07:35
CAMPOGRANDENEWS
HÉLIO DE FREITAS
José Elias Moreira, que administrou Dourados nos anos 80, morreu hoje de madrugada (Foto: O Progresso)
Morreu na madrugada desta quarta-feira (15) o ex-deputado federal constituinte e ex-prefeito de Dourados José Elias Moreira, 82. Político bastante influente na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul nos anos 90, José Elias nasceu em 20 de julho de 1940 em Poços de Caldas (MG).
O sobrinho dele e atual vice-prefeito de Dourados, Guto Moreira, disse que o ex-prefeito estava em tratamento contra o câncer e morreu em decorrência de pneumonia.
José Elias fazia tratamento contra o câncer de próstata, descoberto em 2020. Com o agravamento da doença, no mês passado foi levado para São Paulo e ficou internado. “Recebemos a notícia com muita tristeza. Tio Zé foi um grande homem, político visionário, construiu uma história que deixará legados”, afirmou Guto Moreira.
Casado com Adenil Carneiro Moreira, José Elias deixa três filhos, José Elias Moreira Junior, Lidiane Carneiro Moreira Costa e Joaquim Carneiro Moreira. Era tio do ex-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior. O corpo será trazido para Dourados, mas a família ainda não informou detalhes do velório.
História – José Elias Moreira chegou a Dourados em 1958. Em 1967 se formou em agronomia no Rio de Janeiro, mas logo se dedicou à política. Em 1976 foi eleito prefeito de Dourados e se orgulhava de dizer que fez gestão voltada a urbanizar o município.
Em 1982, impulsionado pela boa administração em Dourados, José Elias disputou o Governo de Mato Grosso do Sul, mas perdeu para Wilson Barbosa Martins. Em 1986, foi eleito deputado federal pelo PTB e participou da elaboração da Constituição Federal, promulgada em 1988.
Ainda em 1988, José Elias tentou voltar à prefeitura, mas foi derrotado por Braz Melo. Em 1990, ele foi reeleito para a Câmara Federal e encerrou o mandato em janeiro de 1995.
Em 1996, José Elias disputou novamente a prefeitura com Braz Melo e mais uma vez foi derrotado nas urnas. Em 1998, tentou, sem sucesso, se eleger deputado estadual. Depois foi secretário de Meio Ambiente no governo de Zeca do PT e ocupou a Secretaria Municipal de Planejamento na gestão de Délia Razuk.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país
Leia Mais
Humap-UFMS realiza mutirão de Coloproctologia no feriado com apoio do programa Ebserh em Ação
Leia Mais
Jair Bolsonaro segue na UTI em Brasília após cirurgia; recuperação é lenta e sem previsão de alta
Leia Mais
A vitória de Cristo sobre a morte!
Municípios