AGRICULTURA FAMILIAR
UNIGRAN participa da 4ª Tecnofam e acadêmicos realizam atendimentos
Além de atendimentos da saúde, os alunos fazem orientações e exposições de projetos
14/09/2022
09:00
ASSECOM
A UNIGRAN participa, entre os dias 13 e 15 de setembro, da 4º Edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar. Todos os cursos da Instituição se envolveram no evento, através de atendimentos, troca de experiências e também exposição de projetos.
Acadêmicos e professores de todas as áreas vão ao Parque de Exposições de Dourados para participar do evento. Estão sendo realizados atendimentos e orientações de saúde, instruções e entrega de mudas com os alunos de agrárias, além disso, alguns estudantes expuseram projetos de tecnologias que poderão facilitar a produção das famílias.
A Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato de Déa, afirmou estar honrada com o convite, já que a Embrapa, organizadora do evento, é uma instituição muito importante para região. “Não tivemos dúvidas em aceitar, porque qualquer parceria ou atividade possamos fazer com a Embrapa é muito importante, por causa da credibilidade desse órgão, das pesquisas, do desenvolvimento que pode transportar e os alunos aprendem muito”, acrescentou.
Rosa ainda ressaltou a importância do acadêmico participar de atividades fora do Centro Universitário, o fazendo praticar o que tem aprendido em sala de aula e tendo contato com a comunidade. “É tradição da UNIGRAN participar do evento de extensão, porque ajuda muito no desenvolvimento da cidade, desse cidadão e também deles enquanto estudantes, porque podem aplicar o que estão aprendendo em sala de aula e aprender sobre solidariedade”, enfatizou.
Inovação
Além de atividades de extensão, os acadêmicos puderam expor projetos, produzidos na UNIGRAN, ao público e também para empresas. Como foi o caso da ‘Armadilha Luminosa’, elaborada pelos alunos Augusto Kendy Oshiro, de Engenharia Mecânica, e Camila Salomão Ferreira, de Tecnologia em Produção Agrícola, com auxílio de Micael Peter Serafin, da Agronomia.
O protótipo foi criado durante o Hackagro 2022 e funciona como uma armadilha para capturar e identificar insetos e pragas. A máquina recolhe e envia dados por SMS ou Wi-Fi para o produtor, facilitando o reconhecimento da comunidade e trazendo soluções para o pequeno produtor.
“O projeto tem o intuito de atender diretamente o pequeno agricultor. Além disso, tem principal objetivo de melhorar o serviço do profissional ou do pequeno agricultor, através de um banco de dados que estará em um aplicativo que, futuramente, será desenvolvido, com todos os tipos de insetos e pragas da região e as soluções”, comentou o acadêmico Augusto Kendy Oshiro.
A diretora da Aceleradora INOVA UNIGRAN, Simone Nihues, responsável pelo Hackagro, destacou a felicidade de ver os acadêmicos desenvolvendo projetos, principalmente criados através de eventos da Instituição, e ainda, revelou que eles fizeram um “pitch” durante o evento, ou seja, uma apresentação para buscar investidores para o projeto.
“Ver os acadêmicos envolvidos, colocarem a mão na massa e tirar o projeto do papel nos motiva a continuar com as ações junto aos cursos, para que possamos desenvolver outras tecnologias em diversas áreas”, destacou a diretora.
“É uma experiência de mercado muito válida para os estudantes, que aprendem desde a elaboração de um projeto até um trabalho em equipe. Foram do projeto a execução e, agora, para o mercado. Dentro da Instituição estamos propiciando essa vivência, é uma experiência única para eles”, completou Simone.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios