PONTA PORÃ
Câmara Municipal aprova piso salarial para os agentes de saúde de Ponta Porã
24/08/2022
14:00
ASSECOM
Plenário cheio: agentes de saúde acompanharam votação de Projeto de Lei que institui remuneração das categorias.
Com o Plenário lotado, a Câmara Municipal de Ponta Porã, aprovou, na sessão ordinária de 23 de agosto, vários projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo Municipal dispondo sobre a remuneração dos servidores públicos.
O Plenário estava tomado pelos Agentes Comunitários de Saúde que foram acompanhar a votação do Projeto de Lei Nº 16/2022 que dispõe sobre a fixação dos vencimentos dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e dos Agentes de Combate a Endemias – ACE.
O Projeto de Lei Complementar estabelece que o piso salarial dos Agentes passa a ser o valor de 2 salários mínimos, seguindo o piso nacional. Portanto o piso será de R$ 2.424,00. O Projeto foi aprovado por unanimidade, sob aplausos dos Agentes, significando o fim de uma luta histórica das duas categorias.
Os parlamentares também aprovaram por unanimidade os seguintes projetos: PLC Nº 15/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 93, de 01 de fevereiro de 2013, que dispõe sobre a criação, alteração e reorganização da estrutura básica do Poder Executivo do município de Ponta Porã-MS, e dá outras providências.” Autoria: Poder
Executivo; PLC Nº 17/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 226, de 29 de julho de 2022, que dispõe sobre a criação, estrutura organizacional, funcionamento e atribuições da Controladoria Geral do Município – CGM, e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo; PLC Nº 18/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 223, de 29 de julho de 2022, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Saúde do Município de Ponta Porã e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo; PLC Nº 19/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 221, de 29 de julho de 2022, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Efetivos do Município de Ponta Porã e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo; PLC Nº 20/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 224, de 29 de julho de 2022, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Assistência Social do Município de Ponta Porã e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo; PLC Nº 21/2022/CM – “Altera a Lei Complementar nº 222, de 29 de julho de 2022, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Ponta Porã e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo.
Na sessão também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 43 que fixa os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais de Ponta Porã, bem como lhes institui férias e décima terceira parcela de subsídio. A matéria foi aprovada pela maioria
absoluta dos vereadores.
APAE
Durante a sessão, foi aberto o espaço da Tribuna Livre para que a APAE pudesse se manifestar. A entidade que atende 300 estudantes diariamente está promovendo a Semana do deficiente Intelectual e das Deficiências Múltiplas.
Estiveram na Tribuna a Coordenadora Adria e a Professora Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, que falaram sobre a importância do trabalho da APAE e convidaram a população para participar das atividades inerentes à Semana.
Na programação estão previstas panfletagem e carreata no dia 26 de agosto. Um dos destaques da Semana é a Exposição “O Amor em Todas as Cores”, projeto desenvolvido na APAE que se caracteriza pela percepção, criação, transformação e encantamento. A sua missão é expressar o mundo interior, surpreendendo-se coma imaginação que ilumina o próprio autor.
São quadros de autoria de Aurora Cafarena, voluntária da APAE. Eles estão expostos no saguão da Câmara Municipal de Ponta Porã é ficarão à mostra até o dia 25 de agosto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios