Campo Grande (MS), Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

ARAL MOREIRA

Primeira Festa do Milho de Aral Moreira supera expectativas e prefeitura promete segunda edição

08/07/2022

08:35

Redação

EDILENE BORGES

O município de Aral Moreira realizou entre os dias 1º a 3 de julho a Primeira Festa do Milho, com muita comida típica, apresentações culturais, feira agropecuária e shows. O evento superou as expectativas de público e arrecadação durante os três dias e o prefeito da cidade, Alexandrino Garcia, já anunciou que espera realizar a segunda edição em 2023.  

“Graças a Deus e aos nossos parceiros a Festa do Milho foi um verdadeiro sucesso. O Campão Municipal, onde realizamos esse evento, ficou lotado durante os três dias, tanto de produtores que vieram e busca de conhecimento, quanto da população em geral, que veio se divertir com as danças, apresentações, shows e com tudo que nós oferecemos. Estamos muito felizes com esse resultado e já estamos nos organizando para planejar a segunda Festa do Milho, que será ainda melhor. Esse grande evento não só valoriza esse cereal que é produzido abundantemente no Estado, em especial em Aral Moreira, como também nos aproxima dos produtores, oferecendo capacitação de qualidade a eles, que são a base da nossa economia. Agradeço a todos que participaram, aos produtores, às famílias, à terceira idade, aos estudantes, e especialmente ao Senar, Iagro e Embrapa”, disse Alexandrino Garcia. 

A diversão durante a Festa do Milho ficou por conta da dupla Humberto e Ronaldo, que se apresentou na sexta-feira (01/07), e da cantora Fiorella, de apenas 13 anos, que se apresentou no sábado (02/07) e encantou o público presente. Dois DJs também animaram o evento. 

No cardápio, pratos preparados à base de milho e outras iguarias típicas dos festejos juninos. 

A ideia de fazer a Festa do Milho partiu da grande produção do grão na cidade e o evento foi organizado pela prefeitura municipal com apoio de diversos parceiros. Contou também com a colaboração de alunos das escolas públicas de Aral Moreira e dos membros do movimento da terceira idade, que realizaram apresentações de danças tradicionais de festas juninas.

De acordo com a Secretária de Agricultura de Aral Moreira, Andressa Mioranza, além de levar diversão para os moradores da cidade, o objetivo principal da festa foi valorizar e fomentar a agricultura no município. 

O evento contou com parceiros como Embrapa, Iagro e Senar e teve exposições de produtos e maquinários agrícolas, divulgação de marcas voltadas para o agro, palestras e o Programa Circuito Rural, que ofereceu capacitação para os produtores, tudo de forma gratuita. 

As palestras foram voltadas para sustentabilidade, tecnologia, educação sanitária, plantio direto de hortaliças, elevação do status sanitário de MS, raiva dos herbívoros e outros temas. Já os cursos tiveram como temas fabricação de queijos, mini processamento de hortaliças e formas de comercialização dos produtos. 

O pesquisador da Embrapa, Ivo Motta, afirmou que o intuito também foi conscientizar os produtores sobre a importância de produzir respeitando a natureza. 

“A gente sabe a importância que tem a sustentabilidade da agricultura e que a gente precisa, além de obter grandes produções de grãos e outros produtos, ter a preocupação de proteger o solo”, afirmou. 

Márcio Ito, que integra o setor de transferência de tecnologia da Embrapa, ministrou palestra sobre tecnologia no campo. 

“Muito prazeroso receber esse convite de poder estar aqui junto com os produtores locais, trazendo tecnologias para a melhoria do sistema de produção da região”, explicou.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: