COSTA RICA
Demutran encerra programação do Maio Amarelo e alerta que segurança no trânsito deve continuar
31/05/2022
15:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Costa Rica encerrou nesta terça-feira (31) as atividades em alusão ao Maio Amarelo, um movimento de caráter universal que nasceu com o objetivo de mobilizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável, que este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas”. Foram trinta dias dedicados a ações de prevenção para reduzir as mortes causadas pelos acidentes de trânsito.
“As ações da campanha terminam hoje, mas o cuidado com a vida no trânsito deve continuar. Ao sair de casa, temos que nos proteger e com isso, também estamos protegendo e salvando a vida de quem cruza nosso caminho. Segurança no trânsito é um tema que não pode sair de evidência e precisa ser adotado por todos visando reduzir acidentes e evitar mortes”, destaca o diretor do Demutran, Valdeir Pimenta.
A inciativa contou com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Patrulha Florestinha e Polícia Militar.
Esse ano, a programação do Maio Amarelo trouxe um envolvimento maior dos CEI´s (Centros de Educação Infantil) e das Escolas das redes estadual e municipal. Além das atividades lúdicas dentro das instituições, os estudantes abordaram os condutores e falaram sobre a importância de um trânsito mais consciente, participativo e humanizado, bem como participaram de palestras com apoio da Polícia Militar e Patrulha Florestinha.
Outra importante ação foi a revitalização das sinalizações horizontais das vias feitas pelo Demutran para melhorar a trafegabilidade.
Segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), no primeiro trimestre de 2022 ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, o que corresponde a 23% do total do ano anterior. Esses acidentes resultaram em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas.
A expectativa é que a promoção de ações educativas intensivas, como as ocorridas durante o Maio Amarelo, contribua para reduzir essas ocorrências.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Leia Mais
Campo Grande sedia evento nacional “Elas Governam” sobre liderança feminina na gestão pública
Leia Mais
Diagnóstico tardio do câncer de colo do útero aumenta gastos no SUS e reduz chances de cura
Municípios