SAÚDE ANIMAL
Atenção produtores: Etapas de vacinação contra aftosa estão invertidas no MS
14/04/2022
14:45
Subcom
Katiuscia Fernandes
O novo calendário oficial de vacinação contra aftosa em Mato Grosso do Sul, publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado, prevê a inversão das etapas. Portanto, os pecuaristas deverão vacinar todos os bovinos e bubalinos com até vinte e quatro meses de idade na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (em novembro).
O Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, explicou que a decisão atende determinação do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento e foi definida somente para os Estados que compõem o Bloco IV dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA).
Segundo ele essa inversão será benéfica para o Estado que vacinará todo o rebanho em novembro.
Além de Mato Grosso do Sul no bloco estão ainda os Estados da Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Juntos os dez Estados somam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022.
A portaria ainda determina ainda que os Estabelecimentos rurais com saldo de rebanho bovino e/ou bubalino (levando-se em consideração a região sanitária de localização) deverão seguir o calendário de vacinação contra a Febre Aftosa para cada região sanitária, que hoje são duas: Planalto e Pantanal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
JBS cresce em todas as unidades e registra receita de US$ 22,6 bilhões no 3º trimestre de 2025
Leia Mais
Lançamento do cronograma de emendas parlamentares marca destaques da semana na Assembleia Legislativa
Leia Mais
Projeto cria Frente Parlamentar para fortalecer a assistência farmacêutica em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Funsat oferece 851 vagas de perfil aberto e amplia chances para quem busca emprego
Municípios