Vereador Candinho Gabínio pede criação de Ecopontos em Ponta Porã e instalação de quadra coberta na Escola Zaira Portela
24/03/2022
16:00
REDACÃO
O vereador Candinho Gabínio apresentou indicações durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Ponta Porã do último dia 22 de março, solicitando a instalação na cidade de ecopontos para a coleta de descartes domésticos e também a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Prof.ª Zaira Portela.
De acordo com o texto, os ecopontos são locais específicos, ecologicamente corretos e gratuitos para o descarte de resíduos. Ao apresentar a proposta o parlamentar explicou os principais objetivos e benefícios.
“A finalidade dos ecopontos, é agilizar e dar apoio, recebendo os restos das podas, resíduos de obras, reformas, roçadas e limpezas em geral, para mantermos a cidade limpa, conservada e em ordem, reduzir os impactos ambientais e se precaver quanto à proliferação de animais vetores, devido ao acúmulo de materiais descartados em áreas e terrenos públicos, promovendo a conscientização da população quanto à importância da separação de materiais recicláveis ou em desuso”, disse.
Candinho lembrou também que recentemente a prefeitura de Ponta Porã adquiriu uma máquina de triturar galhos e podas, o que resulta em menor volume do material recolhido e permite utilizá-los para produção de compostagem para manutenção de canteiros, praças e árvores frutíferas.
“A criação dos Ecopontos fortalecerá a política de gestão da limpeza urbana e contribuirá para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, recuperando o meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública e ainda gerando emprego e renda por meio da inclusão social dos catadores”, esclareceu ele.
Quadra coberta na Escola Zaira Portela
A segunda indicação apresentada pelo vereador atende a um pedido da população e dos estudantes de Ponta Porã, a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Prof.ª Zaira Portela.
O objetivo é garantir mais conforto aos professores e alunos que atualmente praticam as atividades físicas no sol e no calor extremo.
“A presente indicação tem como objetivo beneficiar os alunos para a prática de seus exercícios físicos, visto que o esporte é uma ferramenta de fundamental importância para a formação psicossocial de um cidadão e contribui no processo de inclusão social. Vale destacar que a cobertura vai amenizar a exposição dos alunos aos raios solares”, argumentou Candinho.
As indicações foram encaminhadas ao prefeito Hélio Peluffo Filho; ao secretário de Obras e Urbanismo, André Messias Manosso; ao secretário municipal de Meio Ambiente, Dário Honório Martins Almirão; e à secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Mirta Eloiza Landolfi Salinas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios