Vereador Candinho Gabínio pede criação de Ecopontos em Ponta Porã e instalação de quadra coberta na Escola Zaira Portela
24/03/2022
16:00
REDACÃO
O vereador Candinho Gabínio apresentou indicações durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Ponta Porã do último dia 22 de março, solicitando a instalação na cidade de ecopontos para a coleta de descartes domésticos e também a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Prof.ª Zaira Portela.
De acordo com o texto, os ecopontos são locais específicos, ecologicamente corretos e gratuitos para o descarte de resíduos. Ao apresentar a proposta o parlamentar explicou os principais objetivos e benefícios.
“A finalidade dos ecopontos, é agilizar e dar apoio, recebendo os restos das podas, resíduos de obras, reformas, roçadas e limpezas em geral, para mantermos a cidade limpa, conservada e em ordem, reduzir os impactos ambientais e se precaver quanto à proliferação de animais vetores, devido ao acúmulo de materiais descartados em áreas e terrenos públicos, promovendo a conscientização da população quanto à importância da separação de materiais recicláveis ou em desuso”, disse.
Candinho lembrou também que recentemente a prefeitura de Ponta Porã adquiriu uma máquina de triturar galhos e podas, o que resulta em menor volume do material recolhido e permite utilizá-los para produção de compostagem para manutenção de canteiros, praças e árvores frutíferas.
“A criação dos Ecopontos fortalecerá a política de gestão da limpeza urbana e contribuirá para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, recuperando o meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública e ainda gerando emprego e renda por meio da inclusão social dos catadores”, esclareceu ele.
Quadra coberta na Escola Zaira Portela
A segunda indicação apresentada pelo vereador atende a um pedido da população e dos estudantes de Ponta Porã, a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Prof.ª Zaira Portela.
O objetivo é garantir mais conforto aos professores e alunos que atualmente praticam as atividades físicas no sol e no calor extremo.
“A presente indicação tem como objetivo beneficiar os alunos para a prática de seus exercícios físicos, visto que o esporte é uma ferramenta de fundamental importância para a formação psicossocial de um cidadão e contribui no processo de inclusão social. Vale destacar que a cobertura vai amenizar a exposição dos alunos aos raios solares”, argumentou Candinho.
As indicações foram encaminhadas ao prefeito Hélio Peluffo Filho; ao secretário de Obras e Urbanismo, André Messias Manosso; ao secretário municipal de Meio Ambiente, Dário Honório Martins Almirão; e à secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Mirta Eloiza Landolfi Salinas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama
Leia Mais
Prefeito Ivan Xixi e delegado Cleverson discutem parcerias entre Paraíso das Águas e Costa Rica
Leia Mais
Obras na BR-163/MS continuam nesta quarta-feira; CCR MSVia recomenda atenção ao trânsito
Leia Mais
Vereadores de Ponta Porã definem Líderes de partidos e do Prefeito
Municípios