Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Produtores conhecem resultados de pesquisa da Fundação Chapadão

Durante a Tecnoagro 2022, pesquisadores apresentam em campo os resultados das pesquisas e dos investimentos

10/03/2022

07:30

ASSECOM

FABIANE SATO

©DIVULGAÇÃO

Até quinta-feira, dia 10, quem passar pela Tecnoagro 2022 poderá conferir de perto os resultados dos ensaios feitos pelos pesquisadores da Fundação Chapadão. As parcelas plantadas de soja mostram a eficiência dos plantios com diferentes manejos. As principais pragas da região, como algumas espécies de nematóides, são mostradas pelos pesquisadores e a Fundação também orienta como fazer a coleta das raízes para que possam identificar se a soja está ou não infestada. 

Karoline Günther, pesquisadora da área de Nematologia da Fundação Chapadão, explica que os nematóides podem trazer prejuízos de até 50% às lavouras. “O problema é que não é possível ver a proliferação a olho nu. É necessário identificar os sintomas para então coletar as amostras e trazer para o laboratório da Fundação para que possamos identificá-los”, explica. 

Os nematóides atacam as raízes e enfraquecem a planta, uma vez que ela não consegue absorver os nutrientes do solo. A retirada dessas amostras exige alguns cuidados, já que ela fica quebradiça. O combate à doença, segundo a pesquisadora, é baseado em três ações: o uso de nematicidas, cultivares tolerantes e a rotação de culturas. Outra característica é que cada fêmea pode gerar 400 ovos e, mesmo depois de sua morte, os ovos podem permanecer no solo por 10 anos.

Fábio Abrantes, pesquisador da área de Fertilidade, mostrou a diferença entre plantios de soja com a palhada, sem a palhada e com e sem o uso de potássio. A altura das plantas e a produção de grãos é evidente. O uso do potássio aumenta a produtividade de grãos e o número de vagens por planta. O produtor rural que investe em manejo, garante a fertilidade do solo e alta produtividade.

No último dia da feira, dia 10, os experimentos ainda poderão ser conferidos pelos visitantes. O Senar também trará uma palestra às 9 horas, sobre “Orientações sobre o SST (Saúde e Segurança no Trabalho) no e-Social”, com Giovana Dias Zampieri de Omena.

Tecnoagro 2022

Chapadão do Sul tem cerca de 1,2 milhão de hectares plantados. Soja, milho e algodão são os principais cultivos produzidos. O município tem a maior economia e população da região norte do Estado de MS, faz divisa com Goiás e está próximo a Mato Grosso. A TecnoAgro está em sua 24ª edição e é realizada pela Fundação Chapadão. Este ano, o evento acontece  de 8 a 10 de março. A entrada é gratuita. Em 2020, 4 mil pessoas visitaram os estandes da feira, que contou com cerca de 60 expositores. O evento conta com o apoio da Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), SEMAGRO e Governo do Estado, da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja MS), da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), SEBRAE, FUNDECT, COPRASUL, CREA-MS, AMPASUL, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Câmara Municipal de Chapadão do Sul e Sindicato Rural de Chapadão do Sul.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: