Produtores conhecem resultados de pesquisa da Fundação Chapadão
Durante a Tecnoagro 2022, pesquisadores apresentam em campo os resultados das pesquisas e dos investimentos
10/03/2022
07:30
ASSECOM
FABIANE SATO
©DIVULGAÇÃO
Até quinta-feira, dia 10, quem passar pela Tecnoagro 2022 poderá conferir de perto os resultados dos ensaios feitos pelos pesquisadores da Fundação Chapadão. As parcelas plantadas de soja mostram a eficiência dos plantios com diferentes manejos. As principais pragas da região, como algumas espécies de nematóides, são mostradas pelos pesquisadores e a Fundação também orienta como fazer a coleta das raízes para que possam identificar se a soja está ou não infestada.
Karoline Günther, pesquisadora da área de Nematologia da Fundação Chapadão, explica que os nematóides podem trazer prejuízos de até 50% às lavouras. “O problema é que não é possível ver a proliferação a olho nu. É necessário identificar os sintomas para então coletar as amostras e trazer para o laboratório da Fundação para que possamos identificá-los”, explica.
Os nematóides atacam as raízes e enfraquecem a planta, uma vez que ela não consegue absorver os nutrientes do solo. A retirada dessas amostras exige alguns cuidados, já que ela fica quebradiça. O combate à doença, segundo a pesquisadora, é baseado em três ações: o uso de nematicidas, cultivares tolerantes e a rotação de culturas. Outra característica é que cada fêmea pode gerar 400 ovos e, mesmo depois de sua morte, os ovos podem permanecer no solo por 10 anos.
Fábio Abrantes, pesquisador da área de Fertilidade, mostrou a diferença entre plantios de soja com a palhada, sem a palhada e com e sem o uso de potássio. A altura das plantas e a produção de grãos é evidente. O uso do potássio aumenta a produtividade de grãos e o número de vagens por planta. O produtor rural que investe em manejo, garante a fertilidade do solo e alta produtividade.
No último dia da feira, dia 10, os experimentos ainda poderão ser conferidos pelos visitantes. O Senar também trará uma palestra às 9 horas, sobre “Orientações sobre o SST (Saúde e Segurança no Trabalho) no e-Social”, com Giovana Dias Zampieri de Omena.
Tecnoagro 2022
Chapadão do Sul tem cerca de 1,2 milhão de hectares plantados. Soja, milho e algodão são os principais cultivos produzidos. O município tem a maior economia e população da região norte do Estado de MS, faz divisa com Goiás e está próximo a Mato Grosso. A TecnoAgro está em sua 24ª edição e é realizada pela Fundação Chapadão. Este ano, o evento acontece de 8 a 10 de março. A entrada é gratuita. Em 2020, 4 mil pessoas visitaram os estandes da feira, que contou com cerca de 60 expositores. O evento conta com o apoio da Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), SEMAGRO e Governo do Estado, da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja MS), da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), SEBRAE, FUNDECT, COPRASUL, CREA-MS, AMPASUL, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Câmara Municipal de Chapadão do Sul e Sindicato Rural de Chapadão do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios