Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, conhece Município Mais
Sindifiscal/MS apresenta programa que colabora com o planejamento dos municípios
10/12/2021
11:00
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de MS - Sindifiscal/MS -, Francisco Carlos de Assis, e o diretor do Observatório Econômico, Clauber Aguiar, estiveram nesta quinta-feira, dia 9, em Sonora, para apresentar o projeto Município Mais ao prefeito Enelto Ramos da Silva, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Taquari - Cointa. Além do município de Sonora, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde do MT e São Gabriel do Oeste são consorciados ao Cointa.
“O objetivo é apresentar o programa e convidar a prefeitura e o Consórcio a aderir ao Município Mais do Sindifiscal”, explica o presidente, conhecido como Chiquinho. A prefeitura recebe uma consultoria para conseguir traçar metas de arrecadação e garantir a necessidade financeira de cada pasta. Otimizar recursos e acessar emendas também é parte dessa assessoria. “O projeto estava ligado à diretoria da entidade e era para subsidiar a diretoria executiva com informações e dados que podem garantir direitos aos cidadãos”, comentou o presidente. Chiquinho, que sempre foi um defensor do projeto, durante a corrida eleitoral dos municípios, percebeu a dificuldade que as prefeituras tinham em gerenciar essas informações para garantir os pleitos do cidadão e foi assim que o Município Mais surgiu.
As prefeituras precisam investir um valor mínimo, que é o custo de um estagiário do curso de Economia, que colabora na coleta das informações e dados. A geração dos dados é analisada por consultores e economistas ligados ao time do Sindifiscal/MS. “As prefeituras acabam colaborando também com a formação de futuros profissionais (economistas), uma vez que garantem uma bolsa para os acadêmicos”, afirma.
Observatório Econômico
O Observatório Econômico é um departamento na estrutura do Sindifiscal/MS. Hoje é chefiado pelo FTE Clauber Aguiar e o principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas de gerenciamento que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador reconduz João Antônio Martins Junior à liderança do MP de Contas de MS
Leia Mais
Inscrições para o Sisu 2025 começarão no dia 17 de janeiro Com etapa única de inscrição no ano, prazo acabará dia 21 de janeiro de 2025
Leia Mais
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Leia Mais
CMN disciplina uso de imóvel como garantia em financiamentos
Municípios