Campo Grande (MS), Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Sesi promove neste sábado 2º torneio de robótica em Corumbá

12/08/2015

08:20

JE

Divulgação

O Sesi promove, neste sábado (15/08), das 8 às 12 horas, na unidade de Corumbá, o 2º Torneio Interclasse de Robótica para apresentar aos estudantes de 10 a 16 anos de idade o mundo da ciência e da tecnologia com a construção de robôs utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NTX. A competição será no ginásio poliesportivo da Escola do Sesi, que fica na Rua Nossa Senhora da Candelária, 1.555, Bairro Maria Leite, e terá sete equipes.

Segundo a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, a 2ª edição do torneio já foi realizada em Campo Grande no sábado passado (08/08) e no dia 22 de agosto será em Três Lagoas, enquanto no dia 29 de agosto será em Dourados, no dia 12 de setembro em Aparecida do Taboado e no dia 19 de setembro em Naviraí, totalizando 900 alunos do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio. “A nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, incentivando a realização de tarefas em equipe para a solução de problemas de forma inovadora”, disse.

Raciocínio lógico

Na avaliação da gerente do Sesi de Corumbá, Silvana Barros, a competição estimula a capacidade de inovação raciocínio lógico por meio de uma experiência criativa, na qual os competidores buscam resolver problemas do mundo real. “Eles planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia Lego”, afirmou.

A técnica de educação do Sesi, Juliana de Alencar Nicolau, explica que o tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica é “Como cuidamos do nosso lixo” e os competidores terão de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. “Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira”, detalhou.

O torneio

A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos são submetidos a uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se).

No design do robô, os juízes vão avaliar, nos quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação, os robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô as máquinas são projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Após a competição, os juízes vão apontar as equipes campeãs, sendo que os alunos serão premiados com medalhas e os times receberão um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design robô ou desafio do robô).

Serviço – A Escola do Sesi de Corumbá fica na Rua Nossa Senhora da Candelária, 1.555, Bairro Maria Leite




Fonte: ASSECOM/FIEMS
Por: Daniel Pedra


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: