|
Divulgação |
A Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado, por intermédio do Controle de Vetores, iniciará neste sábado, 30, mutirão contra Dengue, Zika e Chikungunya. A ação tem por objetivo retirar dos imóveis possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor destas doenças.
O mutirão será setorizado e está programado para iniciar às 8h (BR) e seguir até às 12h (BR) na área central que compreende a Rua Sete de Setembro até a Avenida João Pedro Pedrossian e da Rua Sete de Setembro em direção ao recinto da Festa de Peão. De acordo com José Fernando Silva, técnico de estatística do Controle de Vetores, trabalharão 50 agentes, tendo a união de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes serão identificados com colete, boné e luva. Estão programadas visitas em 1195 imóveis.
Durante o “arrastão”, nos imóveis que forem identificados casos suspeitos de Dengue haverá o serviço de bloqueio da área com a passagem de veneno, com máquina costal portátil.
O município registrou 70 casos suspeitos de Dengue nas três primeiras semanas do mês de Janeiro. Não houve nenhum registro de casos suspeitos das demais doenças, até o momento. Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde este número é considerado muito alto. O índice de infestação em Aparecida do Taboado é de 3,26%, quando o recomendado é abaixo de 1%. No ano de 2015 foram registrados 419 casos suspeitos. Em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, somente nas três primeiras semanas, foram detectados 8269 casos suspeitos de Dengue, com um óbito confirmado em Campo Grande.
Para controlar uma possível epidemia, a ação será realizada em toda a cidade. O mutirão ocorrerá aos sábados, até atingir todos os bairros.
fonte: ASSECOM
por: Luana Chaves
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.