Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Abril de 2024

ALCINÓPOLIS| Vacinação contra gripe está liberada para todos os grupos prioritários

02/05/2017

15:23

JE


A Secretaria Municipal de Saúde de Alcinópolis começa a imunizar a partir desta terça-feira (02) contra a Gripe toda a população que integra os chamados grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinados idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com doenças crônicas (necessário apresentação da prescrição médica), profissionais da saúde e professores do ensino regular, inclusive aquelas pessoas que por algum motivo não puderam receber a vacina na data pré-determinada. 

Em Alcinópolis, a campanha teve inicio no dia 17 de abril, com a imunização dos profissionais de saúde e crianças menores de 2 anos. A partir do dia 24 foram incluídas gestantes, puérperas e também criança até 5 anos de idade. Todos os contemplados pelo Ministério da Saúde continuam sendo imunizados até o dia 26 de maio – data prevista para o encerramento da campanha.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Célia Regina Furtado, seguindo orientações do Ministério da Saúde, não há vacinas suficiente para atender qualquer outra população que não esteja nos grupos prioritários, independente da origem da solicitação.

O Ministério da Saúde recomenda além da imunização, que a proliferação da doença pode ser evitada com dicas simples, tais como: a população lave as mãos várias vezes ao dia, cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar evite tocar o rosto, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados e evite a permanência em locais com aglomeração.

Dia D

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, a enfermeira Jaqueline Borges, o dia D da campanha será 13 de maio, na Unidade Básica de Saúde (USB) e Estratégia Saúde da Família (ESF), das 8h às 17h. 

Documentação necessária

Para recebe a imunização, todos os grupos são obrigados a apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento pessoal para identificação e verificação de idade e caderneta de vacinação. 

Comprovantes

- Profissionais de saúde: deverão apresentar a carteira do conselho ou holerite atual.

- Gestantes e puérperas: deverão apresentar o cartão da gestante, laudo médico ou exames de identificação. 

- Indígenas: deverão apresentar cadastro na SESAI. 

- Doentes Crônicos: deverão apresentar cópia de laudo médico ou equivalente ou prescrição, para arquivo na unidade. 

- Professores: apresentação de holerite atualizado. 


Fonte: ASSECOM
Por: Nathália Barbosa

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: