Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Abril de 2024

ALCINÓPOLIS| 1º Eco Bike Templo dos Pilares supera expectativas

08/05/2017

16:17

JE

© Divulgação
Aventura, coragem, força e superação. Este foi o 1º Eco Bike Templo dos Pilares que aconteceu neste final de semana em Alcinópolis. Ciclismo em uma das cidades mais rica em Eco Turismo Sul Mato-grossense. Aventura sobre rodas pelo sítio arqueológico mais conhecido do estado. 

Com percurso off-road de aproximadamente 40 km entre cidade e o Monumento Natural Serra do Bom Jardim, o evento proporcionou muita emoção e natureza exuberante. “Achei top demais o pedal, muito bom, sofrido para caramba e nós conseguimos. A gente empurra, mas não para”, brincou a ciclista de Costa Rica/MS, Carol Sordi. 

© Divulgação
O percurso, em terreno com elevações leves e moderadas, terminou ao chegar à área que abriga o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, uma Unidade de Conservação repleta de vestígios dos antigos habitantes que datam de até 10.735 anos atrás. “Eu aconselho toda a população a conhecer este lugar exuberante” disse Manuel José, presidente da associação de ciclistas de Coxim. 

No local, os participantes encontraram gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formações rochosa curiosa, em um dos municípios com a maior concentração de arte rupestre do estado, totalizando 24 sítios arqueológicos. 

© Divulgação
Participaram do Eco Bike ciclistas de Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Cassilândia, Costa Rica, Rio Verde, Pedro Gomes, Sonora, Coxim, do estado de Mato Grosso e de Chapadão do Céu, em Goiás, como foi o caso da Izabel Nominato. “Para mim foi uma satisfação muito grande, quero parabenizar o pessoal que promoveu o evento, pois foi tudo muito bem organizado”, ressaltou. 

Segundo a Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, a equipe teve todo o cuidado ao incluir no roteiro do evento a passagem por uma Unidade de Conservação (UC). “Conversamos com os ciclistas, passamos a normas de conduta que deveriam ser adotadas dentro da UC e tudo saiu como planejado. Os participantes ficaram muito satisfeitos e nós mais ainda”. 

© Divulgação
Segundo o organizador da TPC//MS (Trilha Pantanal Coxim), Aristol Cotini, um dos idealizadores do evento, o 1º Eco Bike Templo dos Pilares superou as expectativas. “Atingimos um nível elevadíssimo de ciclismo. Esse local é um tesouro que pudemos desbravar. Parabéns ao pessoal que trabalhou para que este evento acontecesse”, agradeceu Aristol. 

O prefeito Dalmy Crisóstomo, acompanhado da primeira-dama, Ana Lucia Assis, participou do passeio pedalando e também dando apoio aos ciclistas. “Eventos como estes fomentam a economia local e destacam o município e a região, que são destinos turísticos incríveis. Foi muito bom participar deste evento e conhecer pessoas de tantos lugares”, afirmou o prefeito. 

O Eco Bike foi realizado pela Prefeitura Municipal de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, e contou com o apoio da Natural Tudo, Coxim A.M.C.C, vereador Marcão e TPC/MS. A Polícia Militar trabalhou para garantir a segurança dos ciclistas durante todo o trajeto, bem como os profissionais da Secretária Municipal de Saúde.


Fonte: ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: